PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Iasmim Caires dapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T13:45:47Z-
dc.date.available2024-12-19T13:45:47Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8706-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquitetura escolarpt_BR
dc.subjectPedagogia Waldorfpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEdifícios educacionaispt_BR
dc.titleEscola Parque: pedagogia Waldorf - Goiânia - GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Resende, Sandra Catharinne Pantaleãopt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5145-9255pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4417292483635112pt_BR
dc.contributor.referee1Bernardi, Adriana de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7986991337885302pt_BR
dc.contributor.referee2Japiassu, Luciana Carvalho Côrtespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7166770432305946pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Rangel Henrique Brandãopt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409174354607096pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho explora a relação entre a arquitetura escolar e a pedagogia Waldorf, com foco na criação de uma escola para crianças do ensino fundamental. A proposta baseia-se em como o ambiente físico pode impactar positivamente o desenvolvimento integral dos alunos no aspecto social, emocional, intelectual e ambiental, ao alinhar-se com os princípios dessa pedagogia. Diferente do modelo educacional tradicional, onde o professor centraliza o conhecimento, a abordagem Waldorf descentraliza o aprendizado, valorizando a interação dos alunos com o ambiente, a autonomia e a criatividade. A justificativa para o estudo encontra-se nos desafios enfrentados pela educação brasileira, que ainda se adapta às demandas contemporâneas, como as rápidas transformações tecnológicas e as urgências ambientais. O Brasil, com sua rica biodiversidade, precisa equilibrar desenvolvimento econômico e sustentabilidade, e a pedagogia Waldorf pode ser uma alternativa que conecta os alunos à natureza, preparando-os para agir de forma consciente em relação ao meio ambiente. Arquitetonicamente, a escola Waldorf enfatiza espaços naturais diversificados que incentivam a conexão com o ambiente, promovendo um aprendizado vivencial. A valorização de materiais ecológicos, iluminação natural, ventilação e a integração de áreas externas refletem o compromisso com a sustentabilidade e o bem- estar. Esses elementos enriquecem a experiência educacional e contribuem para a formação de indivíduos mais sensíveis e responsáveis. Os resultados deste estudo destacam como o projeto de arquitetura pode potencializar os princípios da pedagogia Waldorf, criando um ambiente acolhedor e funcional e capaz de promover o desenvolvimento pleno dos alunos. Além disso, evidencia-se a importância de espaços planejados para favorecer a criatividade, a colaboração e o senso de comunidade, valores fundamentais desta abordagem. Este projeto, em síntese, apontai que a arquitetura desempenha um papel central no sucesso das escolas Waldorf, pois vai além da funcionalidade, alinhando-se aos valores pedagógicos. Dessa forma, reforça-se a relevância de um planejamento cuidadoso, que considera as necessidades educacionais associadas aos princípios de sustentabilidade e educação ambiental, contribuindo para a formação de cidadãospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.degree.graduationArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PRANCHAS IASMIM CAIRES.pdf23,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador