Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8706
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Iasmim Caires da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-19T13:45:47Z | - |
dc.date.available | 2024-12-19T13:45:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8706 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura escolar | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Waldorf | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento integral | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Edifícios educacionais | pt_BR |
dc.title | Escola Parque: pedagogia Waldorf - Goiânia - GO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Resende, Sandra Catharinne Pantaleão | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-5145-9255 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4417292483635112 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bernardi, Adriana de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7986991337885302 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Japiassu, Luciana Carvalho Côrtes | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7166770432305946 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Rangel Henrique Brandão | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7409174354607096 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho explora a relação entre a arquitetura escolar e a pedagogia Waldorf, com foco na criação de uma escola para crianças do ensino fundamental. A proposta baseia-se em como o ambiente físico pode impactar positivamente o desenvolvimento integral dos alunos no aspecto social, emocional, intelectual e ambiental, ao alinhar-se com os princípios dessa pedagogia. Diferente do modelo educacional tradicional, onde o professor centraliza o conhecimento, a abordagem Waldorf descentraliza o aprendizado, valorizando a interação dos alunos com o ambiente, a autonomia e a criatividade. A justificativa para o estudo encontra-se nos desafios enfrentados pela educação brasileira, que ainda se adapta às demandas contemporâneas, como as rápidas transformações tecnológicas e as urgências ambientais. O Brasil, com sua rica biodiversidade, precisa equilibrar desenvolvimento econômico e sustentabilidade, e a pedagogia Waldorf pode ser uma alternativa que conecta os alunos à natureza, preparando-os para agir de forma consciente em relação ao meio ambiente. Arquitetonicamente, a escola Waldorf enfatiza espaços naturais diversificados que incentivam a conexão com o ambiente, promovendo um aprendizado vivencial. A valorização de materiais ecológicos, iluminação natural, ventilação e a integração de áreas externas refletem o compromisso com a sustentabilidade e o bem- estar. Esses elementos enriquecem a experiência educacional e contribuem para a formação de indivíduos mais sensíveis e responsáveis. Os resultados deste estudo destacam como o projeto de arquitetura pode potencializar os princípios da pedagogia Waldorf, criando um ambiente acolhedor e funcional e capaz de promover o desenvolvimento pleno dos alunos. Além disso, evidencia-se a importância de espaços planejados para favorecer a criatividade, a colaboração e o senso de comunidade, valores fundamentais desta abordagem. Este projeto, em síntese, apontai que a arquitetura desempenha um papel central no sucesso das escolas Waldorf, pois vai além da funcionalidade, alinhando-se aos valores pedagógicos. Dessa forma, reforça-se a relevância de um planejamento cuidadoso, que considera as necessidades educacionais associadas aos princípios de sustentabilidade e educação ambiental, contribuindo para a formação de cidadãos | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
PRANCHAS IASMIM CAIRES.pdf | 23,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador