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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8632
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Redes neurais aplicadas a semáforos de trânsito |
Autor(es): | Siqueira Filho, Luciano Apolinário de |
Primeiro Orientador: | Vinhal, Gustavo Siqueira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Amaral, Nilson Cardoso |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vieira, Sibelius Lellis |
Resumo: | A mobilidade urbana é um desafio recorrente nas grandes cidades, impactando diretamente o bem-estar da população. O tráfego intenso, causado pelo crescente número de veículos e pela falta de planejamento eficiente, resulta em congestionamentos, aumento da poluição e estresse para os moradores. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) surge como uma solução para melhorar o fluxo do trânsito. Esta pesquisa tem como objetivo aplicar redes neurais artificiais para otimizar o controle de semáforos em sistemas de tráfego urbano. Após uma revisão da literatura sobre controle de tráfego e aprendizado de máquina, identificou-se uma a possibilidade do uso de redes neurais para melhorar a eficiência do trânsito em ambientes urbanos. Para a realização dos experimentos, foi utilizado um simulador de tráfego baseado no modelo Intelligent Driver Model (IDM), que foi customizado a partir de um código-fonte existente, permitindo a integração de novas funcionalidades e a implementação da rede neural para controle dinâmico dos ciclos semafóricos. A metodologia incluiu a coleta de dados da simulação, como a taxa de veículos, o número de veículos que passaram, o número de veículos aguardando nos sinais e a velocidade média dos veículos. Esses dados foram utilizados para treinar a rede neural, que ajusta em tempo real a duração dos ciclos semafóricos de acordo com as condições do tráfego. O modelo foi validado com base em métricas de desempenho, como a previsão de tempos ideais de sinalização, e comparado com os ciclos de semáforos tradicionais. Os resultados mostraram que a aplicação da rede neural proporcionou uma leve redução no tempo de espera dos veículos e uma melhora moderada na fluidez do tráfego em relação ao controle tradicional. A pesquisa sugere que o uso de aprendizado de máquina para o controle de semáforos pode ser uma solução promissora para otimizar o fluxo de veículos em interseções urbanas, contribuindo para a mitigação de congestionamentos. |
Palavras-chave: | Redes neurais Controle de tráfego Semáforos Simulação Aprendizado de máquina |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola Politécnica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8632 |
Data do documento: | 12-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Ciência da Computação |
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