Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8632
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Siqueira Filho, Luciano Apolinário de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T15:29:26Z | - |
dc.date.available | 2024-12-18T15:29:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8632 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Redes neurais | pt_BR |
dc.subject | Controle de tráfego | - |
dc.subject | Semáforos | - |
dc.subject | Simulação | - |
dc.subject | Aprendizado de máquina | - |
dc.title | Redes neurais aplicadas a semáforos de trânsito | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vinhal, Gustavo Siqueira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5227400971565575 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amaral, Nilson Cardoso | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6824122529171550 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vieira, Sibelius Lellis | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0345972428103987 | pt_BR |
dc.description.resumo | A mobilidade urbana é um desafio recorrente nas grandes cidades, impactando diretamente o bem-estar da população. O tráfego intenso, causado pelo crescente número de veículos e pela falta de planejamento eficiente, resulta em congestionamentos, aumento da poluição e estresse para os moradores. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) surge como uma solução para melhorar o fluxo do trânsito. Esta pesquisa tem como objetivo aplicar redes neurais artificiais para otimizar o controle de semáforos em sistemas de tráfego urbano. Após uma revisão da literatura sobre controle de tráfego e aprendizado de máquina, identificou-se uma a possibilidade do uso de redes neurais para melhorar a eficiência do trânsito em ambientes urbanos. Para a realização dos experimentos, foi utilizado um simulador de tráfego baseado no modelo Intelligent Driver Model (IDM), que foi customizado a partir de um código-fonte existente, permitindo a integração de novas funcionalidades e a implementação da rede neural para controle dinâmico dos ciclos semafóricos. A metodologia incluiu a coleta de dados da simulação, como a taxa de veículos, o número de veículos que passaram, o número de veículos aguardando nos sinais e a velocidade média dos veículos. Esses dados foram utilizados para treinar a rede neural, que ajusta em tempo real a duração dos ciclos semafóricos de acordo com as condições do tráfego. O modelo foi validado com base em métricas de desempenho, como a previsão de tempos ideais de sinalização, e comparado com os ciclos de semáforos tradicionais. Os resultados mostraram que a aplicação da rede neural proporcionou uma leve redução no tempo de espera dos veículos e uma melhora moderada na fluidez do tráfego em relação ao controle tradicional. A pesquisa sugere que o uso de aprendizado de máquina para o controle de semáforos pode ser uma solução promissora para otimizar o fluxo de veículos em interseções urbanas, contribuindo para a mitigação de congestionamentos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências da Computação | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
REDES NEURAIS APLICADAS A SEMÁFOROS DE TRÂNSITO.pdf | 912,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador