PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8620
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A subversão do conceito da liberdade de expressão sob a ótica política e jurídica no Brasil: o limiar entre a liberdade de expressão e o discurso de ódio
Autor(es): Santos, Felipe Fich dos
Primeiro Orientador: Queiroz, Ari Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Cláudia Maria Duque de
Resumo: O presente trabalho analisa a liberdade de expressão garantida pela Constituição Federal de 1988, com foco em sua aplicação nas redes sociais e no contexto político brasileiro. A liberdade de expressão, prevista no artigo 5º, incisos IV e IX, da CRFB/88, é um direito fundamental que permite a manifestação livre de pensamentos e opiniões. No entanto, essa liberdade encontra limitações, principalmente quando utilizada para incitar o discurso de ódio ou disseminar desinformação. O estudo explora as fronteiras entre opinião e difamação, o papel das redes sociais na difusão de fake news e a importância de uma regulamentação equilibrada que evite a censura, mas proteja os direitos fundamentais. A análise aponta para a necessidade de fortalecer a regulação das redes, promover a educação digital e garantir um ambiente democrático nas plataformas online.
Palavras-chave: Liberdade
Expressão
Redes
Fake news
Regulamentação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8620
Data do documento: 27-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Felipe Fch dos Santos.pdf200,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador