Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/856
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Duarte, Jéssica Camila de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-15T22:30:29Z | - |
dc.date.available | 2020-12-15T22:30:29Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/856 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Fracasso | - |
dc.subject | Cultura | - |
dc.subject | Linguagem | - |
dc.subject | Escola | - |
dc.subject | Sociedade | - |
dc.title | O fracasso escolar no ensino da língua materna | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castanheira, Salete Flôres | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9147383889968856 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leão, Alessandra Mendonça | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9094382323114698 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia realiza um estudo sobre o fracasso escolar no ensino da língua materna ao longo do processo de aquisição da linguagem. Contextualiza o fracasso escolar no Brasil, resgatando historicamente como se constituiu este fenômeno no sistema de ensino brasileiro, principalmente no período pós-ditadura militar, em que houve avanços significativos na ampliação do acesso à escolaridade, especialmente dos indivíduos das camadas mais populares. Apresenta breve levantamento de dados que evidenciam esta dura realidade no cenário educacional brasileiro a fim de compreender como a estruturação do sistema de ensino, as distorções do conceito de qualidade e quantidade, contribuem para persistência do fracasso escolar. Aborda as bases teóricas e epistemológicas que buscam explicar o fracasso escolar. Enfatiza a centralidade da linguagem nas teorias que explicam o fracasso escolar e a intrínseca relação entre linguagem, escola e sociedade a partir das contribuições da Sociologia e da Sociolinguística. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jessica - corrigido.pdf | 729,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador