PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias para prevenção de lesões por pressão e os desafios enfrentados por Enfermeiros brasileiros
Autor(es): Sá, Antônio Marcos Ribeiro Neves de
Primeiro Orientador: Primo, Mariusa Gomes Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Reginaldo Martins da
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Juliana Caldas de
Resumo: Introdução: As lesões por pressão (LPP) são eventos adversos evitáveis, que impactam significativamente a qualidade de vida dos pacientes e os custos hospitalares. Os enfermeiros desempenham um papel central na prevenção dessas lesões, mas enfrentam desafios como lacunas no conhecimento, ausência de protocolos padronizados e limitações no uso de tecnologias. Objetivo: Identificar as ações implementada por Enfermeiros brasileiros para a prevenção de Lesão por Pressão (LPP) no contexto de cuidado de saúde e seus desafios, publicados na literatura nacional. Metodologia: Realizou-se uma revisão narrativa da literatura, com buscas nas bases LILACS, SciELO, BDENF e Google Acadêmico, utilizando descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Foram analisados 19 artigos publicados nos últimos cinco anos, com foco em práticas preventivas das LPP, implementadas por enfermeiros brasileiros, no contexto do cuidado em saúde bem como seus desafios. Resultados: Os estudos destacaram desafios como lacunas no conhecimento profissional, uso inadequado de tecnologias preventivas, sobrecarga de trabalho e ausência de protocolos específicos. A falta de treinamento contínuo, principalmente no manejo de dispositivos médicos e tecnologias como colchões de pressão alternada, foi uma constante. Apesar disso, iniciativas como educação permanente, protocolos claros e uso de ferramentas tecnológicas demonstraram potencial para aprimorar a prática preventiva. Conclusão: A prevenção de LPP exige uma abordagem integrada, que inclua capacitação contínua, implementação de protocolos baseados em evidências e suporte institucional. Investimentos nesses aspectos são essenciais para reduzir a ocorrência de LPP, fortalecer a prática de enfermagem e garantir a segurança do paciente. Pesquisas futuras devem explorar intervenções de longo prazo e sua aplicabilidade em diferentes contextos assistenciais.
Abstract: Introduction: Pressure injuries (PIs) are preventable adverse events that significantly impact patients’ quality of life and healthcare costs. Nurses play a central role in preventing these injuries but face challenges such as knowledge gaps, lack of standardized protocols, and limitations in technology use.Objective: To describe the challenges faced by Brazilian nurses in preventing pressure injuries in hospitalized adult patients and propose strategies to overcome these barriers.Methodology: A narrative literature review was conducted using LILACS, SciELO, BDENF, and Google Scholar databases, with Health Sciences Descriptors (DeCS). Nineteen articles published between 2020 and 2024 were analyzed, focusing on preventive practices and challenges faced by nurses.Results: The studies highlighted challenges such as professional knowledge gaps, inadequate use of preventive technologies, work overload, and lack of specific protocols. Continuous training deficiencies, particularly in managing medical devices and technologies like alternating pressure mattresses, were recurrent. Despite these challenges, initiatives such as continuing education, clear protocols, and technological tools showed potential for improving preventive practices.Conclusion: Pressure injury prevention requires an integrated approach, including continuous training, evidence-based protocol implementation, and institutional support. Investments in these areas are crucial to reducing PIs, strengthening nursing practice, and ensuring patient safety. Future research should explore long-term interventions and their applicability in various care settings.
Palavras-chave: Enfermeiro
Lesões por pressão
Prevenção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8547
Data do documento: 12-Dez-2024
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