PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8474
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Impasses do ensino religioso: um estudo sobre a implantação da base nacional comum curricular
Autor(es): Reis, Luciano Silva
Primeiro Orientador: Quadros, Eduardo Gusmão de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Antonio Luiz de
metadata.dc.contributor.referee2: Quadros, Eduardo Gusmão de
Resumo: Este trabalho busca contribuir para um Ensino Religioso (ER) que respeite a diversidade religiosa e cultural no Brasil, contexto plural que tem apresentado tantos desafios aos docentes. O estudo concentra-se na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, que estabeleceram um Ensino Religioso laico, opcional, não proselitista, com o objetivo de promover o conhecimento e a valorização da pluralidade religiosa. Tratamos, de maneira central, a atual BNCC de 2017, que caracteriza o Ensino Religioso como uma área do saber com competências específicas voltadas para o Ensino Fundamental. No entanto, a efetivação de um Ensino Religioso inclusivo, que estimule o diálogo entre diferentes crenças e combata os preconceitos, requer a superação de barreiras diversas, como a carência de materiais adequados e a predominância de perspectivas confessionais em sala de aula. Em última análise, defende-se a criação de um Ensino Religioso que valorize a diversidade e o conhecimento é fundamental para a formação de cidadãos e para a construção de uma sociedade mais justa e tolerante.
Abstract: This work seeks to contribute to Religious Education (RE) that respects religious and cultural diversity in Brazil, a plural context that has presented so many challenges to teachers. The study focuses on the 1988 Constitution and the 1996 Law of Guidelines and Bases, which established secular, optional, non-proselytizing Religious Education, with the aim of promoting knowledge and appreciation of religious plurality. We deal, centrally, with the current BNCC of 2017, which characterizes Religious Education as an area of knowledge with specific skills aimed at Elementary Education. However, the implementation of inclusive Religious Education, which encourages dialogue between different beliefs and combats prejudice, requires overcoming various barriers, such as the lack of adequate materials and the predominance of confessional perspectives in the classroom. Ultimately, we defend the creation of a Religious Education that values diversity and knowledge is fundamental for the formation of citizens and for the construction of a more just and tolerant society.
Palavras-chave: Ensino religioso
Inclusão
BNCC
Diversidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8474
Data do documento: 12-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC História

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Impasses do Ensino Religioso (TCC-Final) (1).pdf520,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador