Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8474
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Reis, Luciano Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T19:29:21Z | - |
dc.date.available | 2024-12-16T19:29:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8474 | - |
dc.description.abstract | This work seeks to contribute to Religious Education (RE) that respects religious and cultural diversity in Brazil, a plural context that has presented so many challenges to teachers. The study focuses on the 1988 Constitution and the 1996 Law of Guidelines and Bases, which established secular, optional, non-proselytizing Religious Education, with the aim of promoting knowledge and appreciation of religious plurality. We deal, centrally, with the current BNCC of 2017, which characterizes Religious Education as an area of knowledge with specific skills aimed at Elementary Education. However, the implementation of inclusive Religious Education, which encourages dialogue between different beliefs and combats prejudice, requires overcoming various barriers, such as the lack of adequate materials and the predominance of confessional perspectives in the classroom. Ultimately, we defend the creation of a Religious Education that values diversity and knowledge is fundamental for the formation of citizens and for the construction of a more just and tolerant society. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino religioso | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.title | Impasses do ensino religioso: um estudo sobre a implantação da base nacional comum curricular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Quadros, Eduardo Gusmão de | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-0645-6901 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6271285275152113 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Antonio Luiz de | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9970019189037823 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Quadros, Eduardo Gusmão de | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca contribuir para um Ensino Religioso (ER) que respeite a diversidade religiosa e cultural no Brasil, contexto plural que tem apresentado tantos desafios aos docentes. O estudo concentra-se na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, que estabeleceram um Ensino Religioso laico, opcional, não proselitista, com o objetivo de promover o conhecimento e a valorização da pluralidade religiosa. Tratamos, de maneira central, a atual BNCC de 2017, que caracteriza o Ensino Religioso como uma área do saber com competências específicas voltadas para o Ensino Fundamental. No entanto, a efetivação de um Ensino Religioso inclusivo, que estimule o diálogo entre diferentes crenças e combata os preconceitos, requer a superação de barreiras diversas, como a carência de materiais adequados e a predominância de perspectivas confessionais em sala de aula. Em última análise, defende-se a criação de um Ensino Religioso que valorize a diversidade e o conhecimento é fundamental para a formação de cidadãos e para a construção de uma sociedade mais justa e tolerante. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoIniciacaoCientifica/show/21597 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Impasses do Ensino Religioso (TCC-Final) (1).pdf | 520,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador