PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8180
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão no autismo: qualidade e equidade
Autor(es): Andrade, Nicolle Stéfany Barbosa de
Primeiro Orientador: Cardoso, Liliane Barros de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Rogeri, Raquia Rabelo
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) explora o tema "Inclusão no Autismo: Qualidade e Equidade", investigando como os princípios de qualidade e equidade se aplicam à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação, e na sociedade em geral. A inclusão de indivíduos com autismo é um desafio que exige uma abordagem complexa, considerando tanto os aspectos pedagógicos quanto os sociais e culturais. Esta diversidade dentro do espectro demanda práticas inclusivas que sejam flexíveis e adaptadas às necessidades específicas de cada indivíduo. A inclusão eficaz não é apenas uma questão de acesso físico aos ambientes, mas também de garantir que todas as pessoas com TEA tenham oportunidades justas para participar e prosperar em diversos contextos. A qualidade na inclusão refere-se à implementação de práticas que realmente promovam o desenvolvimento e a participação ativa de pessoas com autismo. Isso inclui a adaptação de currículos escolares e a formação contínua de educadores. A qualidade também é medida pela eficácia das intervenções em promover o bemestar e a integração social dos indivíduos com TEA. Equidade, por sua vez, envolve a oferta de suporte personalizado e a remoção de barreiras que impedem a participação plena das pessoas com autismo. Isso requer uma análise crítica das políticas e práticas existentes, visando a eliminação de desigualdades e a promoção de um ambiente inclusivo e acolhedor. CUNHA, P.; MATA, O. M; SILVA, A. São autores que durante a monografia vão enfatizar a importância da inclusão do autista na sociedade e na escola para que o mesmo consiga desenvolver suas habilidades e ter as mesmas condições igualitárias de todos.
Palavras-chave: Inclusão
Autismo
Qualidade
Equidade
Educação inclusiva
Políticas públicas
Autismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8180
Data do documento: 20-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Nicolle.pdf267,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador