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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8180
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Inclusão no autismo: qualidade e equidade |
Autor(es): | Andrade, Nicolle Stéfany Barbosa de |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Liliane Barros de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rogeri, Raquia Rabelo |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) explora o tema "Inclusão no Autismo: Qualidade e Equidade", investigando como os princípios de qualidade e equidade se aplicam à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação, e na sociedade em geral. A inclusão de indivíduos com autismo é um desafio que exige uma abordagem complexa, considerando tanto os aspectos pedagógicos quanto os sociais e culturais. Esta diversidade dentro do espectro demanda práticas inclusivas que sejam flexíveis e adaptadas às necessidades específicas de cada indivíduo. A inclusão eficaz não é apenas uma questão de acesso físico aos ambientes, mas também de garantir que todas as pessoas com TEA tenham oportunidades justas para participar e prosperar em diversos contextos. A qualidade na inclusão refere-se à implementação de práticas que realmente promovam o desenvolvimento e a participação ativa de pessoas com autismo. Isso inclui a adaptação de currículos escolares e a formação contínua de educadores. A qualidade também é medida pela eficácia das intervenções em promover o bemestar e a integração social dos indivíduos com TEA. Equidade, por sua vez, envolve a oferta de suporte personalizado e a remoção de barreiras que impedem a participação plena das pessoas com autismo. Isso requer uma análise crítica das políticas e práticas existentes, visando a eliminação de desigualdades e a promoção de um ambiente inclusivo e acolhedor. CUNHA, P.; MATA, O. M; SILVA, A. São autores que durante a monografia vão enfatizar a importância da inclusão do autista na sociedade e na escola para que o mesmo consiga desenvolver suas habilidades e ter as mesmas condições igualitárias de todos. |
Palavras-chave: | Inclusão Autismo Qualidade Equidade Educação inclusiva Políticas públicas Autismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8180 |
Data do documento: | 20-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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