Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8180
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Andrade, Nicolle Stéfany Barbosa de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T18:33:45Z | - |
dc.date.available | 2024-10-07T18:33:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8180 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Autismo | - |
dc.subject | Qualidade | - |
dc.subject | Equidade | - |
dc.subject | Educação inclusiva | - |
dc.subject | Políticas públicas | - |
dc.subject | Autismo | - |
dc.title | Inclusão no autismo: qualidade e equidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Liliane Barros de Almeida | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1764901026226307 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rogeri, Raquia Rabelo | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5121251334312988 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) explora o tema "Inclusão no Autismo: Qualidade e Equidade", investigando como os princípios de qualidade e equidade se aplicam à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação, e na sociedade em geral. A inclusão de indivíduos com autismo é um desafio que exige uma abordagem complexa, considerando tanto os aspectos pedagógicos quanto os sociais e culturais. Esta diversidade dentro do espectro demanda práticas inclusivas que sejam flexíveis e adaptadas às necessidades específicas de cada indivíduo. A inclusão eficaz não é apenas uma questão de acesso físico aos ambientes, mas também de garantir que todas as pessoas com TEA tenham oportunidades justas para participar e prosperar em diversos contextos. A qualidade na inclusão refere-se à implementação de práticas que realmente promovam o desenvolvimento e a participação ativa de pessoas com autismo. Isso inclui a adaptação de currículos escolares e a formação contínua de educadores. A qualidade também é medida pela eficácia das intervenções em promover o bemestar e a integração social dos indivíduos com TEA. Equidade, por sua vez, envolve a oferta de suporte personalizado e a remoção de barreiras que impedem a participação plena das pessoas com autismo. Isso requer uma análise crítica das políticas e práticas existentes, visando a eliminação de desigualdades e a promoção de um ambiente inclusivo e acolhedor. CUNHA, P.; MATA, O. M; SILVA, A. São autores que durante a monografia vão enfatizar a importância da inclusão do autista na sociedade e na escola para que o mesmo consiga desenvolver suas habilidades e ter as mesmas condições igualitárias de todos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia Nicolle.pdf | 267,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador