PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8117
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Caminhos neurodiversos na justiça: desafios e perspectivas para a inclusão profissional de indivíduos autistas no campo jurídico.
Autor(es): Souza, Yorrana Karen Afonso de
Primeiro Orientador: Nunes, Eliane Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Alvarenga, Gabriella Assumpção
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado "Caminhos Neurodiversos na Justiça", concentrou-se na inclusão profissional de indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA) no campo, explorando os desafios e processos integrantes desse processo. Com uma metodologia centrada na pesquisa de campo, complementada por uma pesquisa bibliográfica abrangente, a investigação destacou a importância da experiência prática na compreensão dos desafios enfrentados pelos profissionais com TEA. A pesquisa abordou uma temática de extrema relevância social, alinhada aos princípios de justiça e inclusão, reconhecendo a neurodiversidade como parte essencial da diversidade humana. A inclusão desses profissionais enfrentou obstáculos como estigma, falta de conscientização e barreiras sociais, destacando a necessidade de políticas de inclusão eficazes. Uma análise histórica revelou avanços na conscientização sobre o autismo, mas persistiu a necessidade contínua de promover a inclusão e oportunidades. Neste contexto, este estudo buscou analisar as implicações legais e éticas da inclusão de autistas no campo profissional, sob a ótica humanitária, visando uma sociedade mais inclusiva e empática
Abstract: This Course Completion Work (TCC), entitled "Neurodiverse Paths in Justice", focused on the professional inclusion of individuals with autism spectrum disorder (ASD) in the field, exploring the challenges and processes involved in this process. With a methodology centered on field research, complemented by a comprehensive bibliographical research, the investigation highlighted the importance of practical experience in understanding the challenges faced by professionals with ASD. The research addressed a topic of extreme social relevance, aligned with the principles of justice and inclusion, recognizing neurodiversity as an essential part of human diversity. The inclusion of these professionals faced obstacles such as stigma, lack of awareness and social barriers, highlighting the need for effective inclusion policies. A historical analysis revealed advances in autism awareness, but the ongoing need to promote inclusion and opportunity remained. In this context, this study sought to analyze the legal and ethical implications of including autistic people in the professional field, from a humanitarian perspective, aiming for a more inclusive and empathetic society
Palavras-chave: Inclusão; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Neurodiversidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8117
Data do documento: 27-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
YORRANA KAREN AFONSO DE SOUZA.pdf656,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador