PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/790
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A experiência migratória e acadêmica na trajetória de vida de Ana Julio Jacinto
Autor(es): Jacinto, Ana Julio
Primeiro Orientador: Silva, Maria Aparecida da
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Isolina de Lourdes Rios
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Vanusa Claudete Anastácio Usier
Resumo: Trata-se de uma narrativa de vivencia de Ana Júlio Jacinto, uma estudante de nacionalidade africana que se desloca de seu país em busca de melhores condições de vida e oportunidades, tanto na área acadêmica quanto profissional. Neste relato Ana Júlio discorre, por meio do método narrativo algumas de suas histórias, experiências, desafios, barreiras, superação e conquistas desde a sua saída de Benguela, sua cidade natal para viver no Brasil. São abordados os seus primeiros contatos com a área da enfermagem, ainda em Angola, assim como suas percepções, suas interpretações e significados sobre os desafios da saúde em Angola. O objetivo desta narrativa é relatar a trajetória migratória e acadêmica na enfermagem como experiência de vida que possibilitou a Ana Júlio alcançar maturidade, confiança em si mesma e conhecimento para colaborar com outros acadêmicos africanos e estrangeiros a serem perseverantes para não desistir dos seus sonhos por causa das dificuldades e da falta de oportunidades no seu país. A partir da análise do conjunto das informações, a trajetória migratória e acadêmica na enfermagem de Ana Júlio Jacinto foi estruturada em três momentos distintos: a trajetória acadêmica anterior à chegada ao Brasil; a trajetória migratória e acadêmica no Brasil; a trajetória migratória e acadêmica na enfermagem – Brasil e; a trajetória quase final: vislumbrando novos caminhos. Face aos resultados, esta narrativa pode contribuir com reflexões e discussões sobre a importância do profissional enfermeiro para a comunidade de Benguela e acadêmicos africanos e de outras nacionalidades que enfrentam inúmeras dificuldades. Por isso reforça-se a necessidade da manter viva a persistência para realização de sonhos e objetivos na diáspora.
Palavras-chave: Migração
Ensino superior
Acadêmicos africanos
Enfermagem
Narrativa de vivência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/790
Data do documento: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaJulio.Narrativa.TCC.III.Versão.Finalizada.PDF.Pós.Jornada.05.12.2020.Ok.Ok.pdf218,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ana.Julio.digitalizar0001.pdf659,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador