PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/789
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Consumo alimentar e a prática de atividade física de mulheres com Síndrome do Ovário Policístico
Autor(es): Silva, Tayná Martins
Primeiro Orientador: Rocha, Thaisa Borges
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Jota, Michelle Godoi Branquinho
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Hellen Christina Neves
metadata.dc.contributor.referee2: Falco, Marianne de Oliveira
Resumo: Objetivo: Avaliar o consumo alimentar e a prática de atividade física em mulheres com Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Métodos: Estudo transversal, qualitativo, descritivo. 47 mulheres, de 18-40 anos, com laudo diagnóstico de SOP. Foram questionados peso e altura, presença de doenças não transmissíveis, prática de atividade física e aplicado questionário de frequência alimentar. Resultados. 55% estavam eutróficas, 26% sobrepeso, 19% obesas; 51% praticavam atividade física; 21% apresentaram hipercolesterolemia. O consumo de alimentos do grupo de arroz, pães, massas, batatas e mandioca destaca-se em maiores percentuais, sendo o arroz, pão francês / pão de sal, bolo de vários sabores os mais consumidos. O consumo de frutas, verduras e folhosos é diário. E em relação ao grupo de lipídios destacam-se a manteiga, margarina, leite integral, queijos amarelos e carne de boi com gordura. Conclusões. Identificou-se que o consumo de alimentos ricos ou fontes de carboidratos não integrais é elevado, assim como o consumo de alimentos ricos ou fontes de gorduras saturadas, sendo inadequado para o tratamento na SOP. A maioria das mulheres apresentaram IMC eutrófico e praticavam atividade física, no entanto, algumas apresentaram comorbidades, como a hipercolesterolemia, doenças cardiovasculares e diabetes mellitus tipo 2, sugerindo que pode estar relacionado ao consumos elevados de gorduras saturadas, fatores endógenos e IMC de sobrepeso e obesidade.
Palavras-chave: Síndrome do ovário policístico
Infertilidade
Consumo alimentar
Nutrição
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/789
Data do documento: 9-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Nutrição



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador