PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/787
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de estratégias de comunicação e informação por nutricionistas no Instagram: uma análise sob a interpretação do código de ética e de conduta do nutricionista (2018)
Autor(es): Fraga, Nathália de Almeida
Rocha, Thaisa Borges
Primeiro Orientador: Rocha, Thaisa Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Camozzi, Aída Bruna Quilici
metadata.dc.contributor.referee2: Lobo, Lina Monteiro de Castro
Resumo: Nutricionistas utilizam o Instagram para divulgar seu trabalho, porém, ainda há dúvidas de como publicar com ética profissional. Esta pesquisa identificou se as estratégias de comunicação e informação utilizadas por estes profissionais estão de acordo com o capítulo IV do Código de Ética e de Conduta do Nutricionista (2018). Trata-se de um estudo transversal, comparativo, descritivo, de observação direta de conteúdos publicados em 20 perfis de nutricionistas goianienses com mais de 15 mil seguidores, que somados realizaram 3.494 publicações aptas à serem analisadas conforme os critérios da pesquisa. Entre os resultados mais expressivos, verificou-se ausência do número de registro do CRN na biografia em 15% dos perfis; 100% dos mesmos publicaram informações sem respaldo técnico-científico, totalizando 2.371 postagens; 65% dos perfis realizaram 443 publicações referentes à divulgação de imagem própria e 50% dos nutricionistas selecionados utilizaram mensagens sensacionalistas ou enganosas em um total de 342 publicações. Através da análise dos perfis no Instagram, foi identificado que estes profissionais ainda apresentam dificuldades de interpretação do Código e, portanto, precisam acessá-lo com frequência e realizar uma releitura do mesmo, além de serem melhor orientados, pois ainda cometem falhas em sua comunicação nas redes sociais.
Palavras-chave: Ética profissional
Nutricionistas
Mídias sociais
Saúde pública
Marketing social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/787
Data do documento: 9-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Nutrição



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador