PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias publicitárias imersivas no game Fortnite
Autor(es): Neves, Renan
Primeiro Orientador: Nomura, Luciana Hidemi
metadata.dc.contributor.referee1: Prado, Luciana
metadata.dc.contributor.referee2: Nomura, Luciana Hidemi
Resumo: Lançado em meados de 2017, em pouco tempo o jogo Fortnite se tornou um grande sucesso no cenário mundial. Com uma proposta inovadora de oferecer o jogo gratuitamente, o modelo de negócios tem como foco as micro transações que acontecem pela compra de itens dentro do próprio jogo. Esse diferencial transformou o Fortnite em um dos jogos que mais lucraram na história. Além disso, ao longo dos anos o game sempre se mostrou preocupado no que diz respeito à sua comunicação e criação de conteúdo para o público, com eventos periódicos, festas temáticas e grandes shows de artistas reconhecidos. Essa monografia tem como objetivo geral entender e identificar quais são as estratégias publicitárias utilizadas dentro do game, qual o impacto da imersão nessas estratégias e como isso atinge o público em questão. Desta forma, o tema definido para este trabalho será: o estudo das estratégias publicitárias imersivas no game Fortnite. Partindo dele, questionamos quais são as estratégias publicitárias imersivas do jogo com o objetivo de mapear essas estratégias através de um estudo sobre imersão, interatividade, experiência, e as aplicações desses conceitos em estratégias publicitárias, além de identificar e descrever como elas foram aplicadas no próprio game. Para tanto, no que diz respeito aos procedimentos metodológicos definidos, a pesquisa será de natureza qualitativa explicativa, auxiliada pelos procedimentos de bibliografia e estudo de caso único. A pesquisa terá como base de análise quatro categorias distintas, sendo elas: tipo de jogo, de acordo com os conceitos do autor Karl Kapp; tipo de imersão, sendo utilizados os autores Janet Murray e Cleomar Rocha; tipo de interação, a partir dos conceitos de Suely Fragoso e Edmond Couchot e tipo de experiência, com base bibliográfica nos autores Chiara Gentile, Nicola Spiller e Giuliano Noci.
Palavras-chave: Estratégias Publicitárias.
Imersão
Fortnite.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/767
Data do documento: 30-Nov-2020
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