Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/753
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A poetização do espaço geográfico do cerrado no contexto da literatura: uma proposta de inserção no ensino fundamental II |
Autor(es): | Sousa, Karla Chaves de |
Primeiro Orientador: | Malheiros, Roberto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Nicali Bleyer Ferreira dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Gitair Moreira dos |
Resumo: | O presente trabalho traz uma proposta metodológica de associar o ensino de Geografia na fase do Ensino Fundamental II, a Literatura por intermédio de fragmentos de textos ou poemas que tenham como tema motivador, o bioma Cerrado. A temática foi escolhida a partir de uma reflexão que pudesse complementar as práticas didáticas já utilizadas para o ensino de Geografia, sem a pretensão de aniquilar as existentes. O trabalho ora apresentado inicia com a descrição e valorização do cerrado para dar sentido a motivação do tema e conteúdos desenvolvidos, assim como está contemplado a literatura e suas interfaces que são pouco conhecidas no campo da geografia e quase nunca utilizadas como apoio no ensino dessa ciência. Estão demonstrados também duas categorias utilizadas nos estudos de geografia que se encaixam perfeitamente na temática abordada, a saber, “espaço” e o “lugar”, escolhidas por situarem a sociedade e suas ações da forma de sustentação dessa pesquisa recheada de fragmentos geográficos que disponibiliza ao professor uma imensidão de oportunidades para trabalhar a sua criatividade. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos propostos, se baseou em levantamentos bibliográficos referentes ao assunto, uma vez que o trabalho não realizou nenhum tipo de experimentação ou diagnóstico. Portanto, espera – se que o trabalho realizado possa servir como norteador de uma nova metodologia interativa a ser utilizada pelos professores de geografia. |
Palavras-chave: | Geografia Ensino Poesia Metodologia Ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/753 |
Data do documento: | 4-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC KARLA FINAL REPOSITÓRIO.docx | 142,99 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador