Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/753
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Karla Chaves de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-15T01:11:09Z | - |
dc.date.available | 2020-12-15T01:11:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/753 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | - |
dc.subject | Poesia | - |
dc.subject | Metodologia | - |
dc.subject | Ensino fundamental | - |
dc.title | A poetização do espaço geográfico do cerrado no contexto da literatura: uma proposta de inserção no ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Malheiros, Roberto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5043663550004005 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Nicali Bleyer Ferreira dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9756350094242844 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Gitair Moreira dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4839028298350296 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho traz uma proposta metodológica de associar o ensino de Geografia na fase do Ensino Fundamental II, a Literatura por intermédio de fragmentos de textos ou poemas que tenham como tema motivador, o bioma Cerrado. A temática foi escolhida a partir de uma reflexão que pudesse complementar as práticas didáticas já utilizadas para o ensino de Geografia, sem a pretensão de aniquilar as existentes. O trabalho ora apresentado inicia com a descrição e valorização do cerrado para dar sentido a motivação do tema e conteúdos desenvolvidos, assim como está contemplado a literatura e suas interfaces que são pouco conhecidas no campo da geografia e quase nunca utilizadas como apoio no ensino dessa ciência. Estão demonstrados também duas categorias utilizadas nos estudos de geografia que se encaixam perfeitamente na temática abordada, a saber, “espaço” e o “lugar”, escolhidas por situarem a sociedade e suas ações da forma de sustentação dessa pesquisa recheada de fragmentos geográficos que disponibiliza ao professor uma imensidão de oportunidades para trabalhar a sua criatividade. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos propostos, se baseou em levantamentos bibliográficos referentes ao assunto, uma vez que o trabalho não realizou nenhum tipo de experimentação ou diagnóstico. Portanto, espera – se que o trabalho realizado possa servir como norteador de uma nova metodologia interativa a ser utilizada pelos professores de geografia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
Aparece nas coleções: | TCC Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC KARLA FINAL REPOSITÓRIO.docx | 142,99 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador