PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Geografia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/753
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Karla Chaves de-
dc.date.accessioned2020-12-15T01:11:09Z-
dc.date.available2020-12-15T01:11:09Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/753-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsino-
dc.subjectPoesia-
dc.subjectMetodologia-
dc.subjectEnsino fundamental-
dc.titleA poetização do espaço geográfico do cerrado no contexto da literatura: uma proposta de inserção no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Malheiros, Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5043663550004005pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Nicali Bleyer Ferreira dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9756350094242844pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Gitair Moreira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839028298350296pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz uma proposta metodológica de associar o ensino de Geografia na fase do Ensino Fundamental II, a Literatura por intermédio de fragmentos de textos ou poemas que tenham como tema motivador, o bioma Cerrado. A temática foi escolhida a partir de uma reflexão que pudesse complementar as práticas didáticas já utilizadas para o ensino de Geografia, sem a pretensão de aniquilar as existentes. O trabalho ora apresentado inicia com a descrição e valorização do cerrado para dar sentido a motivação do tema e conteúdos desenvolvidos, assim como está contemplado a literatura e suas interfaces que são pouco conhecidas no campo da geografia e quase nunca utilizadas como apoio no ensino dessa ciência. Estão demonstrados também duas categorias utilizadas nos estudos de geografia que se encaixam perfeitamente na temática abordada, a saber, “espaço” e o “lugar”, escolhidas por situarem a sociedade e suas ações da forma de sustentação dessa pesquisa recheada de fragmentos geográficos que disponibiliza ao professor uma imensidão de oportunidades para trabalhar a sua criatividade. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos propostos, se baseou em levantamentos bibliográficos referentes ao assunto, uma vez que o trabalho não realizou nenhum tipo de experimentação ou diagnóstico. Portanto, espera – se que o trabalho realizado possa servir como norteador de uma nova metodologia interativa a ser utilizada pelos professores de geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.degree.graduationGeografia-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC KARLA FINAL REPOSITÓRIO.docx142,99 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador