Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7463
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TDAH NO AMBIENTE DE TRABALHO E AS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS |
Autor(es): | Sena, Jéssika Emilly Barbosa de |
Primeiro Orientador: | Takeda, Tatiana de Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Lourenço, Cláudia Luiz |
metadata.dc.contributor.referee1: | Takeda, Tatiana de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lourenço, Cláudia Luiz |
Resumo: | O presente trabalho aborda o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e sua relação com o ambiente de trabalho. Inicialmente, é apresentado o conceito de TDAH e algumas estatísticas relevantes. Em seguida, discute-se a interação entre o TDAH e o ambiente de trabalho, destacando a discriminação enfrentada por indivíduos com TDAH e a necessidade de adaptações razoáveis no local de trabalho. O estudo também explora os direitos das pessoas com TDAH no ambiente de trabalho e a necessidade de traçar estratégias para sua proteção, com base na Constituição Federal de 1988. São abordados os princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade perante a lei, bem como o mapeamento dos dispositivos constitucionais relacionados aos direitos fundamentais. Finalmente, são propostas estratégias para a proteção dos direitos das pessoas com TDAH. Trata-se de uma pesquisa explicativa, com uso de revisão bibliográfica, com abordagem dedutiva. |
Abstract: | This paper addresses Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and its relationship with the work environment. Initially, the concept of ADHD and some relevant statistics are presented. Then, the interaction between ADHD and the work environment is discussed, highlighting the discrimination faced by individuals with ADHD and the need for reasonable accommodations in the workplace. The study also explores the rights of people with ADHD in the work environment and the need to outline strategies for their protection, based on the Federal Constitution of 1988. The principles of human dignity and equality before the law are addressed, as well as the mapping of constitutional provisions related to fundamental rights. Finally, strategies are proposed for the protection of the rights of people with ADHD. This is an explanatory research, using a literature review, with a deductive approach. |
Palavras-chave: | TDAH Ambiente Trabalho Discriminação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Direito, Negócios e Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7463 |
Data do documento: | 15-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Artigo - JESSIKA EMILLY BARBOSA DE SENA.pdf | 459,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador