PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSena, Jéssika Emilly Barbosa dept_BR
dc.date.accessioned2024-06-12T00:40:26Z-
dc.date.available2024-06-12T00:40:26Z-
dc.date.issued2024-05-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7463-
dc.description.abstractThis paper addresses Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and its relationship with the work environment. Initially, the concept of ADHD and some relevant statistics are presented. Then, the interaction between ADHD and the work environment is discussed, highlighting the discrimination faced by individuals with ADHD and the need for reasonable accommodations in the workplace. The study also explores the rights of people with ADHD in the work environment and the need to outline strategies for their protection, based on the Federal Constitution of 1988. The principles of human dignity and equality before the law are addressed, as well as the mapping of constitutional provisions related to fundamental rights. Finally, strategies are proposed for the protection of the rights of people with ADHD. This is an explanatory research, using a literature review, with a deductive approach.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectAmbientept_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.titleA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TDAH NO AMBIENTE DE TRABALHO E AS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Takeda, Tatiana de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482722999354667pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lourenço, Cláudia Luizpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8051369420213095pt_BR
dc.contributor.referee1Takeda, Tatiana de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482722999354667pt_BR
dc.contributor.referee2Lourenço, Cláudia Luizpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8051369420213095pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e sua relação com o ambiente de trabalho. Inicialmente, é apresentado o conceito de TDAH e algumas estatísticas relevantes. Em seguida, discute-se a interação entre o TDAH e o ambiente de trabalho, destacando a discriminação enfrentada por indivíduos com TDAH e a necessidade de adaptações razoáveis no local de trabalho. O estudo também explora os direitos das pessoas com TDAH no ambiente de trabalho e a necessidade de traçar estratégias para sua proteção, com base na Constituição Federal de 1988. São abordados os princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade perante a lei, bem como o mapeamento dos dispositivos constitucionais relacionados aos direitos fundamentais. Finalmente, são propostas estratégias para a proteção dos direitos das pessoas com TDAH. Trata-se de uma pesquisa explicativa, com uso de revisão bibliográfica, com abordagem dedutiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationDireitopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo - JESSIKA EMILLY BARBOSA DE SENA.pdf459,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador