PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os impactos do registro de marca no contexto economico brasileiro
Autor(es): Elerate, Lucas Maciel da Costa
Primeiro Orientador: Tárrega, Maria Cristina Vidotte Blanco
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Júlio Anderson Alves
Resumo: O registro de marca, tem sua origem fortemente arraigada desde o século XVIII, e tem sido fundamental para proteger as criações humanas em meio aos avanços sociais desencadeados pela Revolução Industrial, que ocorreu em quatro fases distintas, resultando em transformações globais nas metodologias de produção e no surgimento contínuo de novas técnicas ao longo dos anos. Esse impulso levou a humanidade a inovar e inventar para melhorar a vida cotidiana em diversas esferas, exemplificado pela notável invenção do telefone por Alexander Graham Bell em março de 1876. A Propriedade Intelectual emergiu nesse contexto, instituindo decretos, leis e estruturas globais com o objetivo de salvaguardar o intelecto. No Brasil, com sua economia em ascensão e uma base empresarial diversificada, o registro de marca ganhou importância crucial, suscitando debates acadêmicos e empresariais significativos. Além de proteger os proprietários, o registro de marca também combate a concorrência desleal, estimula a inovação e garante a qualidade dos produtos e serviços, influenciando diretamente a capacidade das empresas de se destacarem em um mercado competitivo e conferindo confiança para a expansão dos negócios. Este estudo buscou desmistificar e analisar os impactos dos registros de marca no Brasil, considerando fatores como legislação, processo de registro, desafios empresariais e implicações econômicas, com o foco em compreender como o registro afeta diversos setores da economia brasileira, desde pequenas empresas até multinacionais de grande porte.
Palavras-chave: Registro de marca
Propriedade intelectual
Empresas
Marcas
Garantias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7447
Data do documento: 20-Mai-2024
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