PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorElerate, Lucas Maciel da Costapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-11T21:17:58Z-
dc.date.available2024-06-11T21:17:58Z-
dc.date.issued2024-05-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7447-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRegistro de marcapt_BR
dc.subjectPropriedade intelectualpt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.subjectGarantiaspt_BR
dc.titleOs impactos do registro de marca no contexto economico brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tárrega, Maria Cristina Vidotte Blancopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3710736362842934pt_BR
dc.contributor.referee1Bueno, Júlio Anderson Alvespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9462408151687467pt_BR
dc.description.resumoO registro de marca, tem sua origem fortemente arraigada desde o século XVIII, e tem sido fundamental para proteger as criações humanas em meio aos avanços sociais desencadeados pela Revolução Industrial, que ocorreu em quatro fases distintas, resultando em transformações globais nas metodologias de produção e no surgimento contínuo de novas técnicas ao longo dos anos. Esse impulso levou a humanidade a inovar e inventar para melhorar a vida cotidiana em diversas esferas, exemplificado pela notável invenção do telefone por Alexander Graham Bell em março de 1876. A Propriedade Intelectual emergiu nesse contexto, instituindo decretos, leis e estruturas globais com o objetivo de salvaguardar o intelecto. No Brasil, com sua economia em ascensão e uma base empresarial diversificada, o registro de marca ganhou importância crucial, suscitando debates acadêmicos e empresariais significativos. Além de proteger os proprietários, o registro de marca também combate a concorrência desleal, estimula a inovação e garante a qualidade dos produtos e serviços, influenciando diretamente a capacidade das empresas de se destacarem em um mercado competitivo e conferindo confiança para a expansão dos negócios. Este estudo buscou desmistificar e analisar os impactos dos registros de marca no Brasil, considerando fatores como legislação, processo de registro, desafios empresariais e implicações econômicas, com o foco em compreender como o registro afeta diversos setores da economia brasileira, desde pequenas empresas até multinacionais de grande porte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationDireitopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LUCAS MACIEL DA COSTA ELERATE.pdf565,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador