Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7239
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Integração da abordagem reflexiva no ensino das gramáticas normativa e descritiva |
Autor(es): | Lira, Érika Dos Santos |
Primeiro Orientador: | Amorim, Helen Suely Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Amorim, Helen Suely Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Isaac, Rosane Maria |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo explorar as três gramáticas - normativa, descritiva e reflexiva, ressaltando a relevância de cada uma no contexto do ensino de língua portuguesa nas escolas de educação básica. Nesse sentido, a pesquisa se dedicou a examinar a dinâmica do ensino de gramática normativa e descritiva em salas de aula, bem como a inclusão do ensino de gramática reflexiva, que busca garantir um melhor aprendizado da língua materna. A análise se estende à forma como o ensino gramatical ocorre nas instituições de educação básica, buscando compreender a implementação prática nas salas de aula. Além disso, destaca-se, neste trabalho, como os professores podem desempenhar um papel crucial na promoção do ensino reflexivo, apresentando estratégias para a inclusão eficaz dessa abordagem nas aulas de língua portuguesa. Este estudo, portanto, não só promove a identificação das práticas de ensino existentes de gramática, mas também oferece conhecimentos construtivos para melhorar a qualidade do ensino de língua portuguesa, enriquecendo a experiência de aprendizagem dos estudantes. |
Abstract: | This study aimed to explore the three grammars - normative, descriptive, and reflective, highlighting the relevance of each in the context of Portuguese language teaching in primary schools. In this sense, the research was dedicated to examining the dynamics of teaching normative and descriptive grammar in classrooms, as well as the inclusion of teaching reflective grammar, which seeks to ensure better learning of the mother tongue. The analysis extends to the way grammatical teaching occurs in basic education institutions, seeking to understand the practical implementation in classrooms. In addition, it highlights how teachers can play a crucial role in promoting reflective teaching, presenting strategies for the effective inclusion of this approach in Portuguese language classes. This study, therefore, not only promoted the identification of existing teaching practices of grammar, but also provides constructive knowledge to improve the quality of Portuguese language teaching, enriching the learning experience of students. |
Palavras-chave: | Gramática reflexiva Reflective grammar Língua portuguesa Normas Língua em uso Portuguese language Standards Language in use |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7239 |
Data do documento: | 12-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Letras - Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ÉRIKA MONOGRAFIA 2023-2 .pdf | 759,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador