PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Letras - Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLira, Érika Dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-21T13:53:18Z-
dc.date.available2023-12-21T13:53:18Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7239-
dc.description.abstractThis study aimed to explore the three grammars - normative, descriptive, and reflective, highlighting the relevance of each in the context of Portuguese language teaching in primary schools. In this sense, the research was dedicated to examining the dynamics of teaching normative and descriptive grammar in classrooms, as well as the inclusion of teaching reflective grammar, which seeks to ensure better learning of the mother tongue. The analysis extends to the way grammatical teaching occurs in basic education institutions, seeking to understand the practical implementation in classrooms. In addition, it highlights how teachers can play a crucial role in promoting reflective teaching, presenting strategies for the effective inclusion of this approach in Portuguese language classes. This study, therefore, not only promoted the identification of existing teaching practices of grammar, but also provides constructive knowledge to improve the quality of Portuguese language teaching, enriching the learning experience of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGramática reflexivapt_BR
dc.subjectReflective grammarpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa-
dc.subjectNormas-
dc.subjectLíngua em uso-
dc.subjectPortuguese language-
dc.subjectStandards-
dc.subjectLanguage in use-
dc.titleIntegração da abordagem reflexiva no ensino das gramáticas normativa e descritivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Helen Suely Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0783115844123726pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Helen Suely Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0783115844123726pt_BR
dc.contributor.referee2Isaac, Rosane Mariapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2309279494601181pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo explorar as três gramáticas - normativa, descritiva e reflexiva, ressaltando a relevância de cada uma no contexto do ensino de língua portuguesa nas escolas de educação básica. Nesse sentido, a pesquisa se dedicou a examinar a dinâmica do ensino de gramática normativa e descritiva em salas de aula, bem como a inclusão do ensino de gramática reflexiva, que busca garantir um melhor aprendizado da língua materna. A análise se estende à forma como o ensino gramatical ocorre nas instituições de educação básica, buscando compreender a implementação prática nas salas de aula. Além disso, destaca-se, neste trabalho, como os professores podem desempenhar um papel crucial na promoção do ensino reflexivo, apresentando estratégias para a inclusão eficaz dessa abordagem nas aulas de língua portuguesa. Este estudo, portanto, não só promove a identificação das práticas de ensino existentes de gramática, mas também oferece conhecimentos construtivos para melhorar a qualidade do ensino de língua portuguesa, enriquecendo a experiência de aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.degree.graduationLetras - Língua Portuguesapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Letras - Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ÉRIKA MONOGRAFIA 2023-2 .pdf759,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador