PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7147
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contação de história infantil no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Children's story telling in elementary school
Autor(es): Santos, Ester Oliveira
Primeiro Orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
metadata.dc.contributor.referee1: Lôbo, Daniella Couto
Resumo: O tema apresentado nesta monografia, contação de história no ensino fundamental, foi abordado a partir da premissa de que a contação de história pode ser usada como metodologia de ensino, oferece a possibilidade de ensinar com ludicidade para o aluno dos anos iniciais do ensino fundamental. Contar histórias é uma forma de os alunos desenvolverem compreensão, respeito e apreço por outras culturas e pode promover uma atitude positiva para com pessoas de diferentes países, raças e religiões.A pesquisa que deu origem a esta monografia visou responder ao seguinte questionamento: Quais as vantagens na utilização do método de contação de história no ensino infantil? A metodologia abordada na pesquisa foi a pesquisa bibliográfica, a partir de diversas fontes, teve como principais autores: Lima (2015); Santos (2014) e Silva (2018). O resultado da pesquisa se encontra nesta monografia, organizada em três capítulos, sendo: no primeiro capítulo abordo o conceito de contar histórias na educação infantil; no segundo apresento os objetivos da contaçao da história; e no terceiro capítulo apresento a realidade de como ocorre esse processo em sala de aula. E por fim seguem as considerações finais e referências. Ao final deste estudo investigativo, pude concluir que é de suma importância a contação de história para a educação infantil. Contar histórias permite que os professores entrem na vida dos alunos à medida que eles formam um senso de identidade própria. Promove um sentimento de comunidade e pertencimento, permite redes de relacionamento, permite que os participantes se envolvam na criação de sentido, ajuda a desenvolver empatia e autoconfiança e facilita a aprendizagem.
Abstract: The theme presented in this monograph, story telling in elementary school, was approached from the premise that story telling can be used as a teaching methodology, offering the possibility of teaching with playfulness for students in the early years of elementary school. Telling stories is a way for students to develop understanding, respect and appreciation for other cultures and can promote a positive attitude towards people from different countries, races and religions. The research that gave rise to this monograph aimed to answer the following question: What are the advantages in using the storytelling method in early childhood education? The methodology covered in the research was bibliographical research, from various sources, with the main authors being: Lima (2015); Santos (2014) and Silva (2018). The result of the research is found in this monograph, organized into three chapters, being: in the first chapter I address the concept of storytelling in early childhood education; in the second I present the objectives of telling the story; and in the third chapter I present the reality of how this process occurs in the classroom. And finally, the final considerations and references follow. At the end of this investigative study, I was able to conclude that storytelling is extremely important for early childhood education. Storytelling allows teachers to enter the lives of students as they form a sense of their own identity. It promotes a sense of community and belonging, enables networks, allows participants to engage in meaning-making, helps develop empathy and self-confidence, and facilitates learning.
Palavras-chave: Contação de história
Metodologia de ensino
Contação de história e ensino fundamental.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7147
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ester Oliveira Santos.pdf622,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador