PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7147
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ester Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-20T19:10:42Z-
dc.date.available2023-12-20T19:10:42Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7147-
dc.description.abstractThe theme presented in this monograph, story telling in elementary school, was approached from the premise that story telling can be used as a teaching methodology, offering the possibility of teaching with playfulness for students in the early years of elementary school. Telling stories is a way for students to develop understanding, respect and appreciation for other cultures and can promote a positive attitude towards people from different countries, races and religions. The research that gave rise to this monograph aimed to answer the following question: What are the advantages in using the storytelling method in early childhood education? The methodology covered in the research was bibliographical research, from various sources, with the main authors being: Lima (2015); Santos (2014) and Silva (2018). The result of the research is found in this monograph, organized into three chapters, being: in the first chapter I address the concept of storytelling in early childhood education; in the second I present the objectives of telling the story; and in the third chapter I present the reality of how this process occurs in the classroom. And finally, the final considerations and references follow. At the end of this investigative study, I was able to conclude that storytelling is extremely important for early childhood education. Storytelling allows teachers to enter the lives of students as they form a sense of their own identity. It promotes a sense of community and belonging, enables networks, allows participants to engage in meaning-making, helps develop empathy and self-confidence, and facilitates learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensino-
dc.subjectContação de história e ensino fundamental.-
dc.titleContação de história infantil no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeChildren's story telling in elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tiballi, Elianda Figueiredo Arantespt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2194-8314-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021pt_BR
dc.contributor.referee1Lôbo, Daniella Coutopt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4512-6745pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8472764115739789pt_BR
dc.description.resumoO tema apresentado nesta monografia, contação de história no ensino fundamental, foi abordado a partir da premissa de que a contação de história pode ser usada como metodologia de ensino, oferece a possibilidade de ensinar com ludicidade para o aluno dos anos iniciais do ensino fundamental. Contar histórias é uma forma de os alunos desenvolverem compreensão, respeito e apreço por outras culturas e pode promover uma atitude positiva para com pessoas de diferentes países, raças e religiões.A pesquisa que deu origem a esta monografia visou responder ao seguinte questionamento: Quais as vantagens na utilização do método de contação de história no ensino infantil? A metodologia abordada na pesquisa foi a pesquisa bibliográfica, a partir de diversas fontes, teve como principais autores: Lima (2015); Santos (2014) e Silva (2018). O resultado da pesquisa se encontra nesta monografia, organizada em três capítulos, sendo: no primeiro capítulo abordo o conceito de contar histórias na educação infantil; no segundo apresento os objetivos da contaçao da história; e no terceiro capítulo apresento a realidade de como ocorre esse processo em sala de aula. E por fim seguem as considerações finais e referências. Ao final deste estudo investigativo, pude concluir que é de suma importância a contação de história para a educação infantil. Contar histórias permite que os professores entrem na vida dos alunos à medida que eles formam um senso de identidade própria. Promove um sentimento de comunidade e pertencimento, permite redes de relacionamento, permite que os participantes se envolvam na criação de sentido, ajuda a desenvolver empatia e autoconfiança e facilita a aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ester Oliveira Santos.pdf622,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador