Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7140
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A escola de educação básica no período militar: 105 / 5 000 resultados da tradução resultado de tradução The basic education school in the military period – the political project of the school’s pedagogical organization o projeto político da organização pedagógica da escola |
Título(s) alternativo(s): | 105 / 5 000 Resultados da tradução Resultado de tradução The basic education school in the military period – the political project of the school’s pedagogical organization |
Autor(es): | Paula, Emily Emanueli Vieira De |
Primeiro Orientador: | Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cardoso, Liliane Barros de Almeida |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo analisar como a educação básica brasileira foi influenciada pelo regime militar, que vigorou de 1964 a 1985, e quais foram as principais características do projeto político-pedagógico da escola nesse período. Para isso, o trabalho se baseia em fontes bibliográficas e documentais, que permitem compreender o contexto político, econômico, social e cultural em que se inseria a educação brasileira na época da ditadura. A hipótese central da monografia é que a educação básica no período militar foi marcada por um caráter autoritário, pragmático e tecnicista, que visava atender às demandas do modelo desenvolvimentista e da segurança nacional, impostos pelo governo. Nesse sentido, a escola foi utilizada como um instrumento de controle ideológico, de formação de mão-de-obra e de legitimação do regime. A monografia está dividida em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta uma breve revisão histórica do golpe militar de 1964 e das principais características do regime ditatorial. O segundo capítulo discute as principais leis e reformas educacionais implementadas pelo governo militar, enfatizando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1971, que estabeleceu a obrigatoriedade da educação profissionalizante no ensino de 2º grau. O terceiro capítulo analisa as consequências e os desafios da educação básica no período militar, considerando os aspectos pedagógicos, administrativos e políticos da organização escolar. |
Abstract: | This monograph aims to analyze how Brazilian basic education was influenced by the military regime, which was in force from 1964 to 1985, and what were the main characteristics of the school's political-pedagogical project during this period. To achieve this, the work is based on bibliographic and documentary sources, which allow us to understand the political, economic, social and cultural context in which Brazilian education was inserted at the time of the dictatorship. The central hypothesis of the monograph is that basic education during the military period was marked by an authoritarian, pragmatic and technical character, which aimed to meet the demands of the developmental model and national security, imposed by the government. In this sense, the school was used as an instrument of ideological control, workforce training and legitimization of the regime. The monograph is divided into three chapters. The first chapter presents a brief historical review of the 1964 military coup and the main characteristics of the dictatorial regime. The second chapter discusses the main laws and educational reforms implemented by the military government, emphasizing the Law of Guidelines and Bases of National Education of 1971, which established the obligation of vocational education in secondary education. The third chapter analyzes the consequences and challenges of basic education during the military period, considering the pedagogical, administrative and political aspects of school organization. |
Palavras-chave: | Período militar no Brasil Políticas educacionais Educação no período militar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7140 |
Data do documento: | 14-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Emily Emanueli Vieira de Paula.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador