PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula, Emily Emanueli Vieira Dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-20T18:47:57Z-
dc.date.available2023-12-20T18:47:57Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7140-
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze how Brazilian basic education was influenced by the military regime, which was in force from 1964 to 1985, and what were the main characteristics of the school's political-pedagogical project during this period. To achieve this, the work is based on bibliographic and documentary sources, which allow us to understand the political, economic, social and cultural context in which Brazilian education was inserted at the time of the dictatorship. The central hypothesis of the monograph is that basic education during the military period was marked by an authoritarian, pragmatic and technical character, which aimed to meet the demands of the developmental model and national security, imposed by the government. In this sense, the school was used as an instrument of ideological control, workforce training and legitimization of the regime. The monograph is divided into three chapters. The first chapter presents a brief historical review of the 1964 military coup and the main characteristics of the dictatorial regime. The second chapter discusses the main laws and educational reforms implemented by the military government, emphasizing the Law of Guidelines and Bases of National Education of 1971, which established the obligation of vocational education in secondary education. The third chapter analyzes the consequences and challenges of basic education during the military period, considering the pedagogical, administrative and political aspects of school organization.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPeríodo militar no Brasilpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionais-
dc.subjectEducação no período militar-
dc.titleA escola de educação básica no período militar: ​ 105 / 5 000 resultados da tradução resultado de tradução The basic education school in the military period – the political project of the school’s pedagogical organization o projeto político da organização pedagógica da escolapt_BR
dc.title.alternative​ 105 / 5 000 Resultados da tradução Resultado de tradução The basic education school in the military period – the political project of the school’s pedagogical organizationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tiballi, Elianda Figueiredo Arantespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Liliane Barros de Almeidapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1764901026226307pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo analisar como a educação básica brasileira foi influenciada pelo regime militar, que vigorou de 1964 a 1985, e quais foram as principais características do projeto político-pedagógico da escola nesse período. Para isso, o trabalho se baseia em fontes bibliográficas e documentais, que permitem compreender o contexto político, econômico, social e cultural em que se inseria a educação brasileira na época da ditadura. A hipótese central da monografia é que a educação básica no período militar foi marcada por um caráter autoritário, pragmático e tecnicista, que visava atender às demandas do modelo desenvolvimentista e da segurança nacional, impostos pelo governo. Nesse sentido, a escola foi utilizada como um instrumento de controle ideológico, de formação de mão-de-obra e de legitimação do regime. A monografia está dividida em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta uma breve revisão histórica do golpe militar de 1964 e das principais características do regime ditatorial. O segundo capítulo discute as principais leis e reformas educacionais implementadas pelo governo militar, enfatizando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1971, que estabeleceu a obrigatoriedade da educação profissionalizante no ensino de 2º grau. O terceiro capítulo analisa as consequências e os desafios da educação básica no período militar, considerando os aspectos pedagógicos, administrativos e políticos da organização escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7553199465515115pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Emily Emanueli Vieira de Paula.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador