PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7077
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Analfabetismo digital e as dificuldades encontradas no acesso à justiça brasileira
Autor(es): Andrade, Laura Riccioppo Costa De Freitas
Primeiro Orientador: Silva, José Antonio Tietzmann e
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira Junior, Altamir Rodrigues
Resumo: O presente estudo aborda a problemática do analfabetismo digital no Brasil e seu impacto sobre o acesso à justiça. A digitalização crescente dos serviços jurídicos realça a urgência em enfrentar essa questão, considerando que uma significativa parcela da população brasileira, alheia ao mundo digital, enfrenta obstáculos para usufruir desses serviços. Este cenário evidencia uma contradição: enquanto alguns se beneficiam da rapidez e praticidade das tecnologias digitais, outros são excluídos, aprofundando as desigualdades existentes. A pesquisa demonstra que essa falta de acesso e habilidade para navegar no ambiente digital impede que muitos cidadãos exerçam seus direitos de maneira plena, minando os princípios de igualdade e universalidade no exercício dos direitos e deveres. Esse quadro destaca a necessidade de implementação de políticas públicas e iniciativas que visem não apenas à inclusão digital, mas também à educação e capacitação da população para o uso consciente e seguro das tecnologias digitais. A pesquisa explora também as consequências do analfabetismo digital na eficiência dos serviços jurisdicionais, enfatizando a importância de garantir que a transição para o digital não perpetue ou agrave as desigualdades sociais. Destaca-se a urgência de estratégias eficazes de inclusão, que proporcionem a todos os cidadãos acesso equitativo aos serviços jurídicos digitais, promovendo um sistema de justiça mais acessível e justo. O estudo ressalta ainda a importância de se assegurar a segurança e privacidade digitais, garantindo que os cidadãos possam acessar e utilizar os serviços jurídicos online de maneira segura e informada. A análise demonstra que o enfrentamento do analfabetismo digital deve ser prioridade na agenda pública brasileira, assegurando que a digitalização dos serviços jurídicos beneficie a todos os cidadãos, sem exceção, contribuindo para um sistema de justiça mais eficiente e equitativo no Brasil.
Palavras-chave: Analfabetismo digital
Acesso à justiça
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7077
Data do documento: 24-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LAURA RICCIOPPO COSTA DE FREITAS ANDRADE.pdf271,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador