PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Laura Riccioppo Costa De Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2023-12-20T12:03:37Z-
dc.date.available2023-12-20T12:03:37Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7077-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnalfabetismo digitalpt_BR
dc.subjectAcesso à justiçapt_BR
dc.titleAnalfabetismo digital e as dificuldades encontradas no acesso à justiça brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, José Antonio Tietzmann ept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4585004100005242pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira Junior, Altamir Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6213154503612162pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo aborda a problemática do analfabetismo digital no Brasil e seu impacto sobre o acesso à justiça. A digitalização crescente dos serviços jurídicos realça a urgência em enfrentar essa questão, considerando que uma significativa parcela da população brasileira, alheia ao mundo digital, enfrenta obstáculos para usufruir desses serviços. Este cenário evidencia uma contradição: enquanto alguns se beneficiam da rapidez e praticidade das tecnologias digitais, outros são excluídos, aprofundando as desigualdades existentes. A pesquisa demonstra que essa falta de acesso e habilidade para navegar no ambiente digital impede que muitos cidadãos exerçam seus direitos de maneira plena, minando os princípios de igualdade e universalidade no exercício dos direitos e deveres. Esse quadro destaca a necessidade de implementação de políticas públicas e iniciativas que visem não apenas à inclusão digital, mas também à educação e capacitação da população para o uso consciente e seguro das tecnologias digitais. A pesquisa explora também as consequências do analfabetismo digital na eficiência dos serviços jurisdicionais, enfatizando a importância de garantir que a transição para o digital não perpetue ou agrave as desigualdades sociais. Destaca-se a urgência de estratégias eficazes de inclusão, que proporcionem a todos os cidadãos acesso equitativo aos serviços jurídicos digitais, promovendo um sistema de justiça mais acessível e justo. O estudo ressalta ainda a importância de se assegurar a segurança e privacidade digitais, garantindo que os cidadãos possam acessar e utilizar os serviços jurídicos online de maneira segura e informada. A análise demonstra que o enfrentamento do analfabetismo digital deve ser prioridade na agenda pública brasileira, assegurando que a digitalização dos serviços jurídicos beneficie a todos os cidadãos, sem exceção, contribuindo para um sistema de justiça mais eficiente e equitativo no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.degree.graduationDireitopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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