PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Publicidade contraintuitiva: estudo de comerciais da cerveja Heineken Original
Autor(es): Lima, Ana Paula Pedroso De
Primeiro Orientador: Ferreira, Adriana Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Simão, Núbia da Cunha
metadata.dc.contributor.referee2: Brisolla, Márcia Regina Santos
Resumo: Esta pesquisa é uma monografia que tem como tema Publicidade contraintuitiva: estudos de comerciais da cerveja Heineken Original. O estudo foi desenvolvido para buscar responder a seguinte questão problema: os comerciais da cerveja Heineken Original podem ser considerados contraintuitivos? Para o desenvolvimento da pesquisa foram analisados os comerciais “The cliché”, “Cheers to all” e “Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens”. O trabalho se fundamenta em discussões a respeito de representação social, estereótipos, estereótipos na publicidade, publicidade contraintuitiva e a comunicação da Heineken, para tanto constam como referência autores como Lippmann (2002), Baccega (1998), Lysardo-Dias (2014) e Francisco Leite (2009). O método de análise utilizado foi a ferramenta para identificação de publicidade contraintuitiva proposta por Sousa e Tavares (2022), que estabelece 12 critérios de avaliação para se verificar se um conteúdo publicitário é contraintuitivo. Sendo esta pesquisa do tipo descritivo de abordagem qualitativa, após submeter os 3 comerciais aos critérios de análise da feramente foi possível verificar que apenas um comercial (Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens) pôde ser considerado plenamente contraintuitivo e os outros dois comerciais (The cliché e Cheers to all) atenderam parcialmente os critérios da ferramenta, não cumprindo com as categorias de Minoria Social e Contraesterótipo.
Palavras-chave: Publicidade contraintuitiva
Representação social
Estereótipo
Ferramenta para identificação de publicidade contraintuitiva
Comerciais cerveja Heineken original
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7064
Data do documento: 1-Dez-2023
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