PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Ana Paula Pedroso Dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-20T11:28:06Z-
dc.date.available2023-12-20T11:28:06Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7064-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidade contraintuitivapt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectEstereótipopt_BR
dc.subjectFerramenta para identificação de publicidade contraintuitivapt_BR
dc.subjectComerciais cerveja Heineken originalpt_BR
dc.titlePublicidade contraintuitiva: estudo de comerciais da cerveja Heineken Originalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Adriana Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6511798680054880pt_BR
dc.contributor.referee1Simão, Núbia da Cunhapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9575034173768476pt_BR
dc.contributor.referee2Brisolla, Márcia Regina Santospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2353503822201134pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é uma monografia que tem como tema Publicidade contraintuitiva: estudos de comerciais da cerveja Heineken Original. O estudo foi desenvolvido para buscar responder a seguinte questão problema: os comerciais da cerveja Heineken Original podem ser considerados contraintuitivos? Para o desenvolvimento da pesquisa foram analisados os comerciais “The cliché”, “Cheers to all” e “Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens”. O trabalho se fundamenta em discussões a respeito de representação social, estereótipos, estereótipos na publicidade, publicidade contraintuitiva e a comunicação da Heineken, para tanto constam como referência autores como Lippmann (2002), Baccega (1998), Lysardo-Dias (2014) e Francisco Leite (2009). O método de análise utilizado foi a ferramenta para identificação de publicidade contraintuitiva proposta por Sousa e Tavares (2022), que estabelece 12 critérios de avaliação para se verificar se um conteúdo publicitário é contraintuitivo. Sendo esta pesquisa do tipo descritivo de abordagem qualitativa, após submeter os 3 comerciais aos critérios de análise da feramente foi possível verificar que apenas um comercial (Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens) pôde ser considerado plenamente contraintuitivo e os outros dois comerciais (The cliché e Cheers to all) atenderam parcialmente os critérios da ferramenta, não cumprindo com as categorias de Minoria Social e Contraesterótipo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Ana Paula Pedroso de Lima.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador