PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7014
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Laicidade do estado eficácia e efetividade da laicidade do estado
Autor(es): Ruiz, Matheus Lopo
Primeiro Orientador: Calaça, Gabriela Pugliesi Furtado
metadata.dc.contributor.referee1: Gonzaga, Fausto Mendanha
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discorrer e fundamentar acerca do direito da liberdade de culto e crença religiosa, através do estudo realizado nas doutrinas, na legislação, e nos dispositivos da Constituição Federal do Brasil de 1988. O trabalho iniciou-se com um estudo sobre o surgimento da Constituição e com enfoque na evolução do conceito de religião e crença. Em seguida, o Direito previsto e as normas e qualificações regidas pela constituição, que sofreu várias alterações e discussões até chegar a Lei mais atual e ativa que é a Constituição de 1988. Mostrando ainda como esta espelhou-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, e ainda, como os cidadãos tem que participar e vigiar os Direitos Humanos, não delegando apenas ao Estado a proteção e aplicação destes. Para somente assim, conseguirmos o objetivo central do trabalho, qual seja, realizar um estudo acerca do direito da liberdade religiosa no Brasil com foco nas religiões pouco usais e em seus costumes, apontando a forma com que é tratado um direito fundamental reconhecido e positivado e ainda sim discriminado em pleno século XXI.
Palavras-chave: Laicidade
Estado laico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7014
Data do documento: 29-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
A LAICIDADE DO ESTADO.pdf582,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador