PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6954
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições da pedagogia freiriana para a educação infantil
Autor(es): Souza, Dhenifer Caroline Alves de
Primeiro Orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Édar Jessie Dias Mendes
Resumo: Este trabalho pesquisa de conclusão de curso, a monografia II, constitui-se em uma das disciplinas do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Nosso problema de pesquisa foi apreender como as visões de Paulo Freire e Dermeval Saviani têm contribuído para uma educação crítica para a conscientização e humanização de nossas crianças na educação infantil. Abordamos primeiramente as contribuições de Paulo Freire e depois de Dermeval Saviani para a educação, destacando suas perspectivas e teorias educacionais. Ambos compartilham uma abordagem crítica da educação, mas com ênfases ligeiramente diferentes. Os autores têm a dialética enquanto perspectiva metodológica possibilitando fundamentação teórica de reconhecimento das contradições do capitalismo e suas influências no processo da educação tradicional. Nosso objetivo geral é analisar se as visões de Paulo Freire e Dermeval Saviani têm contribuído para uma educação crítica para a conscientização e humanização de nossas crianças na educação infantil. E os objetivos específicos são: 1- apreender a pedagogia Freiriana conhecida internacionalmente, por sua defesa enfática da educação libertadora e do diálogo, da conscientização e da humanização. Ele acredita que a educação deveria empoderar os oprimidos, permitindo que compreendessem e transformassem sua realidade. O diálogo e a consciência desempenham papéis essenciais em sua pedagogia. Assim como um segundo objetivo específico foi apreender a pedagogia crítica e social de Dermeval Saviani, que vê a educação como intrinsecamente ligada ao trabalho humano e à natureza humana. Ele valoriza a transmissão de conhecimento sistematizado e ordenado na escola, enfatizando o papel crucial da escola na socialização do conhecimento para o trabalho. Desenvolvemos dois capítulos nesta pesquisa. No primeiro capítulo tratamos das contribuições das concepções pedagógicas de Paulo Freire e Dermeval Saviani. No segundo capítulo hististoricizamos como nasceu e se desenvolveu a educação pré-escolar no Brasil, desde seus primórdios com a chegada dos jesuítas em 1549 até suas conquistas mais recentes. Ambos os educadores desempenharam papéis significativos na história da educação no Brasil, influenciando as práticas educacionais. Suas visões têm impactado o desenvolvimento educacional do país por sua proposta de educação crítica. Em resumo, Freire e Saviani compartilham uma abordagem crítica da educação, mas divergem em ênfases específicas um mais preocupado com o processo de humanização e o outro com a preparação para o trabalho, mas ambos desenvolveram caminhos para construção de uma sociedade justa e igualitária, tornando-se figuras influentes na história da educação no Brasil.
Palavras-chave: Educação infantil
Pedagogia
Pedagogia freiriana
Diálogo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6954
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador