Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6954
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Dhenifer Caroline Alves de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T14:45:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-19T14:45:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6954 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia freiriana | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.title | Contribuições da pedagogia freiriana para a educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carneiro, Maria Esperança Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-7272-6666 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2078525746548579 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Édar Jessie Dias Mendes | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5131535073260814 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho pesquisa de conclusão de curso, a monografia II, constitui-se em uma das disciplinas do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Nosso problema de pesquisa foi apreender como as visões de Paulo Freire e Dermeval Saviani têm contribuído para uma educação crítica para a conscientização e humanização de nossas crianças na educação infantil. Abordamos primeiramente as contribuições de Paulo Freire e depois de Dermeval Saviani para a educação, destacando suas perspectivas e teorias educacionais. Ambos compartilham uma abordagem crítica da educação, mas com ênfases ligeiramente diferentes. Os autores têm a dialética enquanto perspectiva metodológica possibilitando fundamentação teórica de reconhecimento das contradições do capitalismo e suas influências no processo da educação tradicional. Nosso objetivo geral é analisar se as visões de Paulo Freire e Dermeval Saviani têm contribuído para uma educação crítica para a conscientização e humanização de nossas crianças na educação infantil. E os objetivos específicos são: 1- apreender a pedagogia Freiriana conhecida internacionalmente, por sua defesa enfática da educação libertadora e do diálogo, da conscientização e da humanização. Ele acredita que a educação deveria empoderar os oprimidos, permitindo que compreendessem e transformassem sua realidade. O diálogo e a consciência desempenham papéis essenciais em sua pedagogia. Assim como um segundo objetivo específico foi apreender a pedagogia crítica e social de Dermeval Saviani, que vê a educação como intrinsecamente ligada ao trabalho humano e à natureza humana. Ele valoriza a transmissão de conhecimento sistematizado e ordenado na escola, enfatizando o papel crucial da escola na socialização do conhecimento para o trabalho. Desenvolvemos dois capítulos nesta pesquisa. No primeiro capítulo tratamos das contribuições das concepções pedagógicas de Paulo Freire e Dermeval Saviani. No segundo capítulo hististoricizamos como nasceu e se desenvolveu a educação pré-escolar no Brasil, desde seus primórdios com a chegada dos jesuítas em 1549 até suas conquistas mais recentes. Ambos os educadores desempenharam papéis significativos na história da educação no Brasil, influenciando as práticas educacionais. Suas visões têm impactado o desenvolvimento educacional do país por sua proposta de educação crítica. Em resumo, Freire e Saviani compartilham uma abordagem crítica da educação, mas divergem em ênfases específicas um mais preocupado com o processo de humanização e o outro com a preparação para o trabalho, mas ambos desenvolveram caminhos para construção de uma sociedade justa e igualitária, tornando-se figuras influentes na história da educação no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC FINALIZADO CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREIRIANA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL 01-12 corrigido.pdf | 248,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador