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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/685
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Proposta de conteúdo de checklist para implementação do SRM em empresa aérea regida pelo RBAC 135 |
Título(s) alternativo(s): | Proposal of checklist content for the implementation of SRM in a company regulated by RBAC 135 |
Autor(es): | Amaro, Eduardo Brasileiro de Borba |
Primeiro Orientador: | Silva, Tammyse Araújo da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ribeiro, Paulo José Gonzaga |
metadata.dc.contributor.referee2: | Xavier, William de Carvalho |
Resumo: | Quando um piloto voa sozinho em uma aeronave de altas complexidade e performance (operação Single Pilot), há uma ferramenta conhecida por Single-Pilot Resource Management (SRM) que o auxilia na manutenção da consciência situacional e tomada de decisão a partir do gerenciamento de elementos como automação, tarefas de controle e navegação da aeronave, envolvendo habilidades técnicas e não técnicas. A abordagem SRM, desenvolvida a partir da filosofia CRM (Corporate Resource Management), é utilizada mundialmente. No Brasil, a agência reguladora, em conformidade com o panorama internacional, estabeleceu alguns requisitos para sua aplicação. Tais exigências estão estabelecidas dentro do escopo de CRM em diversos normativos oficiais nacionais (Regulamentos, Instruções e Manuais da ANAC), o que dificulta identificar todas as informações sobre as operações Single Pilot e sobre o SRM. Desse modo, caso uma empresa aérea brasileira tenha a intenção de implementar um programa de SRM, seus gestores terão certa dificuldade em congregar todas as informações em um único documento. É neste cenário que esta pesquisa se desenvolveu, tendo como objetivo construir um conteúdo de checklist que orientasse uma empresa de táxi-aéreo na implementação do SRM de modo a compilar os dados que, apesar de dispersos, são suficientes para a construção do documento mais integralizado, ora proposto. Utilizando-se de uma metodologia descritiva, bibliográfica e documental e de um estudo de caso, foi possível propor, a partir dos dados da ANAC, FAA, ICAO e de outras fontes, um checklist que, além de direcionar uma empresa de táxi-aéreo para o processo de implementação do SRM, possibilitou extrair os principais aspectos contidos nesta ferramenta. A lista de verificação construída pelo estudo é destinada à gestão de uma empresa de táxi aéreo para que esta organização possa implementar o SRM como um de seus pilares de segurança operacional. Conclui-se que o checklist proposto evidencia os principais pontos abordados no SRM o que pressupõe sua qualidade. Por fim, e nesse sentido, sugere-se um estudo prático desse conteúdo de checklist com o intuito de verificar sua presumível validação. |
Abstract: | When flying alone in highly complex and performance aircraft (Single Pilot operation), the pilot can count on a tool called Single-Pilot Resource Management (SRM) that assists in situational awareness and decision making considering the multiple element management, such as automation, aircraft control and navigation tasks, which involve technical and non-technical skills. The SRM approach, developed from the CRM (Corporate Resource Management) philosophy, is used worldwide. In Brazil, the civil aviation regulatory, in accordance with the international regulatory context, has established some requirements for its application. The requirements are established in the CRM scope in several dispersed official national regulations (ANAC Regulations, Instructions and Manuals), which makes difficult to identify all information about Single Pilot operations and SRM. Thus, if a Brazilian airline company intends to implement an SRM program, its managers will face some difficulty in gathering all the information in a single document. Considering this scenario, this research aimed to build a checklist that would guide an air taxi company in the implementation of SRM in order to compile the data that, despite being dispersed, are sufficient for the construction of a complete document proposed here. Using descriptive, bibliographic and documentary methodology and a case study, it was possible to propose – based on data from ANAC, FAA, ICAO and other sources – this checklist, in addition to directing an air taxi company to the SRM implementation process, made it possible to extract important aspects of the tool. The checklist built is directed to a company, so in theory, can implement SRM as one of its operational security pillars. As result, it is concluded that the proposed checklist highlights the main points addressed in SRM program, which presupposes its quality. Finally, a practical study of this checklist content is suggested in order to verify its presumed validation. |
Palavras-chave: | Single pilot SRM CRM Flight safety Human factor Segurança de voo Fator humano |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Gestão e Negócios |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/685 |
Data do documento: | 26-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Aeronáuticas |
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Eduardo Brasileiro de Borba Amaro.docx | TCC 2020.2 TURMA B14 | 141,82 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
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