PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/685
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaro, Eduardo Brasileiro de Borba-
dc.date.accessioned2020-12-14T18:11:45Z-
dc.date.available2020-12-14T18:11:45Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/685-
dc.description.abstractWhen flying alone in highly complex and performance aircraft (Single Pilot operation), the pilot can count on a tool called Single-Pilot Resource Management (SRM) that assists in situational awareness and decision making considering the multiple element management, such as automation, aircraft control and navigation tasks, which involve technical and non-technical skills. The SRM approach, developed from the CRM (Corporate Resource Management) philosophy, is used worldwide. In Brazil, the civil aviation regulatory, in accordance with the international regulatory context, has established some requirements for its application. The requirements are established in the CRM scope in several dispersed official national regulations (ANAC Regulations, Instructions and Manuals), which makes difficult to identify all information about Single Pilot operations and SRM. Thus, if a Brazilian airline company intends to implement an SRM program, its managers will face some difficulty in gathering all the information in a single document. Considering this scenario, this research aimed to build a checklist that would guide an air taxi company in the implementation of SRM in order to compile the data that, despite being dispersed, are sufficient for the construction of a complete document proposed here. Using descriptive, bibliographic and documentary methodology and a case study, it was possible to propose – based on data from ANAC, FAA, ICAO and other sources – this checklist, in addition to directing an air taxi company to the SRM implementation process, made it possible to extract important aspects of the tool. The checklist built is directed to a company, so in theory, can implement SRM as one of its operational security pillars. As result, it is concluded that the proposed checklist highlights the main points addressed in SRM program, which presupposes its quality. Finally, a practical study of this checklist content is suggested in order to verify its presumed validation.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSingle pilotpt_BR
dc.subjectSRMpt_BR
dc.subjectCRM-
dc.subjectFlight safety-
dc.subjectHuman factor-
dc.subjectSegurança de voo-
dc.subjectFator humano-
dc.titleProposta de conteúdo de checklist para implementação do SRM em empresa aérea regida pelo RBAC 135pt_BR
dc.title.alternativeProposal of checklist content for the implementation of SRM in a company regulated by RBAC 135pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1561-0472pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9066-266Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Paulo José Gonzaga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1044324361621355pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, William de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0690284518751631pt_BR
dc.description.resumoQuando um piloto voa sozinho em uma aeronave de altas complexidade e performance (operação Single Pilot), há uma ferramenta conhecida por Single-Pilot Resource Management (SRM) que o auxilia na manutenção da consciência situacional e tomada de decisão a partir do gerenciamento de elementos como automação, tarefas de controle e navegação da aeronave, envolvendo habilidades técnicas e não técnicas. A abordagem SRM, desenvolvida a partir da filosofia CRM (Corporate Resource Management), é utilizada mundialmente. No Brasil, a agência reguladora, em conformidade com o panorama internacional, estabeleceu alguns requisitos para sua aplicação. Tais exigências estão estabelecidas dentro do escopo de CRM em diversos normativos oficiais nacionais (Regulamentos, Instruções e Manuais da ANAC), o que dificulta identificar todas as informações sobre as operações Single Pilot e sobre o SRM. Desse modo, caso uma empresa aérea brasileira tenha a intenção de implementar um programa de SRM, seus gestores terão certa dificuldade em congregar todas as informações em um único documento. É neste cenário que esta pesquisa se desenvolveu, tendo como objetivo construir um conteúdo de checklist que orientasse uma empresa de táxi-aéreo na implementação do SRM de modo a compilar os dados que, apesar de dispersos, são suficientes para a construção do documento mais integralizado, ora proposto. Utilizando-se de uma metodologia descritiva, bibliográfica e documental e de um estudo de caso, foi possível propor, a partir dos dados da ANAC, FAA, ICAO e de outras fontes, um checklist que, além de direcionar uma empresa de táxi-aéreo para o processo de implementação do SRM, possibilitou extrair os principais aspectos contidos nesta ferramenta. A lista de verificação construída pelo estudo é destinada à gestão de uma empresa de táxi aéreo para que esta organização possa implementar o SRM como um de seus pilares de segurança operacional. Conclui-se que o checklist proposto evidencia os principais pontos abordados no SRM o que pressupõe sua qualidade. Por fim, e nesse sentido, sugere-se um estudo prático desse conteúdo de checklist com o intuito de verificar sua presumível validação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSpt_BR
dc.relation.referencesAGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Resolução nº 293. Brasília. ANAC, 2013. Disponível em: <https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/boletim-de-pessoal/2013/47s1/anexo-2013-resolucao-no-293-de-19-de-novembro-de-2013.pdf>. Acesso em: 26 set. 2020. _______ . Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). 2016a. Disponível em: <https://www.anac.gov.br/A_Anac/internacional/organismos-internacionais/organizacao-da-aviacao-civil-internacional-oaci>. Acesso em: 26 set. 2020. _______. Idealização e evolução do SGSO. 2016b. Disponível em: <https://www2.anac.gov.br/SGSO2/OSGSOdizrespeitoatomada.asp>. Acesso em: 2 out. 2020. _______ . Instrução Suplementar IS Nº 61-004, Revisão P: lista de habilitações averbadas pela ANAC nas licenças de pilotos. Brasília: ANAC 2019a. Disponível em: <https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e-is/is/is-61-004/@@display-file/arquivo_norma/IS61-004P.pdf>. Acesso em: 29 set. 2020. _______ . Diretrizes para a avaliação do SGSO. Brasília: ANAC, 2019b. Disponível em: <https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/boletim-de-pessoal/2019/39/anexo-i-diretrizes-para-avaliacao-do-sgso.pdf>. Acesso em: 21 out. 2020. _______. Dados e estatísticas – Aeronaves. 2020a. Disponível em: <https://www.anac .gov.br/assuntos/dados-e-estatisticas/aeronaves>. Acesso em: 30 set. 2020.  _______. Relatório Anual de Segurança Operacional (RASO) 2020. Brasília: ANAC, 2020b. Disponível em: <https://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/gerenciamento-da-seguranca-operacional/arquivos/RASO_2019.pdf>. Acesso em: 18 set. 2020. _______ . Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 61 Emenda 13. Licenças, Habilitações e Certificados Para Pilotos. Brasília, Brasil: ANAC, 2020(b)). Disponível em: <https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-61/@@dis play-file/arquivo_norma/RBAC61EMD13.pdf>. Acesso em: 2 out. 2020. _______. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 91 Emenda nº 01. Requisitos gerais de operação para aeronaves civis. Brasília: ANAC, 2020c. Disponível em: <https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/boletim-de-pessoal/2020/20/rbac91 emd01.pdf>. Acesso em: 17 set. 2020. _______ . Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 135 Emenda nº 08. Operações de transporte aéreo público com aviões com configuração máxima certificada de assentos para passageiros de até 19 assentos e capacidade máxima de carga paga de até 3.400 kg (7.500 lb), ou helicópteros. Brasília: ANAC, 2020d. Disponível em: <https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-135/@@dis play-file/arquivo_norma/RBAC135EMD08.pdf>. Acesso em: 17 set. 2020. _______. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 01 Emenda nº 07. Definições, regras de redação e unidades de medida para uso dos normativos da ANAC. Brasília: ANAC, 2020e. Disponível em: <https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/boletim-de-pessoal/2020/12s1/rbac01emd07.pdf>. Acesso em: 2 out. 2020. _______. ANACpédia: siglas em inglês – CRM. 2020f. Disponível em: <https://www2.anac.gov.br/anacpedia/sig/tr484.htm>. Acesso em: 29 set 2020. _______. Instrução Suplementar (IS) nº 00-010 Revisão A: treinamento de gerenciamento de recursos de equipes (Corporate Resource Management – CRM). Brasília: ANAC 2020g. Disponível em: <https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/boletim-de-pessoal/2020/24/anexo-ii-is-00-010a.pdf>. Acesso em: 26 out. 2020. _______. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 119 Emenda nº 07: certificação: operadores de transporte aéreo público. Brasília: ANAC, 2020h. Disponível em: <https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-119/@@display-file/arquivo_norma/RBAC119EMD07.pdf>. Acesso em: 15 out. 2020. _______. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 145 Emenda nº 06: organização e manutenção de produto aeronáutico. Brasília: ANAC, 2020i. Disponível em: <https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-145/@@display-file/arquivo_norma/RBAC145EMD06.pdf>. Acesso em: 17 out. 2020. _______. Instrução Suplementar (IS) nº 21-181 Revisão D: Validade de Certificados de Aeronavegabilidade – CA. Brasília: ANAC 2020j. Disponível em: <https://www.abraphe.org.br/arquivos-pdf/covid-19/anexo4-is-21-181-001d.pdf>. Acesso em: 23 out. 2020. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL (ABAG). Segmento de aviação de negócios registra alta no volume de operações, mas ainda depende do crescimento econômico. 2019. Disponível em: <https://abag.org.br/2019/08/29/segmento-de-aviacao-de-negocios-registra-alta-no-volume-de-operacoes-mas-ainda-depende-do-crescimento-economico/>. Acesso em: 30 ago. 2020. BREVES, T. Manual do facilitador em CRM. 2010. Disponível em: <https://www2.anac.gov.br/arquivos/pdf/manualTreinamentoFacilitadorCRM3.pdf>. Acesso em: 17 set. 2020. CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS (CENIPA). História do CENIPA. 2020a. Disponível em: <https://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/historico>. Acesso em: 26 set. 2020. _______. Painel SIPAER. 2020b. Disponível em: <http://painelsipaer.cenipa.aer. mil.br/QvAJAXZfc/opendoc.htm?document=SIGAER%2Fgia%2Fqvw%2Fpainel_sipaer.qvw&host=QVS%40cirros31-37&anonymous=true>.  Acesso em: 25 out. 2020. EMPRESA BRASILEIRA DE AERONÁUTICA (EMBRAER). Phenom 300E se torna o primeiro jato single-pilot a atingir Mach 0,80 e recebe avanços de desempenho, conforto e tecnologia. 2020. Disponível em: <https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1206687-phenom-300e-se-torna-o-primeiro-jato-single-pilot-a-atingir-mach-0-80-e-recebe-avancos-de-desempenho-conforto-e-tecnologia>. Acesso em: 5 set. 2020. FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA). Pilot’s handbook of aeronautical knowledge. Oklahoma City: FAA, 2016. Disponível em: <https://www.faa.gov/regulations_policies/handbooks_manuals/aviation/phak/media/pilot_handbook.pdf>. Acesso em: 29 set. 2020. FLIGHT SAFETY INTERNATIONAL. Single-pilot Resource Management (SRM). s.d.(a) Disponível em: <https://elearning.flightsafety.com/srm.html>. Acesso em: 3 out. 2020. _______. SRM learning and line oriented simulator training (lost). s.d.(b). Disponível em: <https://elearning.flightsafety.com/srm-el-lost.html>. Acesso em: 3 out. 2020. INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION (ICAO). Human factors training manual: Doc. 9683-NA/950. Montreal: ICAO, 1998. Disponível em: <https://www.globalairtraining.com/resources/DOC-9683.pdf>. Acesso em: 1 out. 2020. LEVY, T. Proposta de aplicação do SRM (Single-pilot Resource Management) e padronização do segmento privado da aviação no Brasil. Revista Conexão SIPAER. v. 8, n. 2, p. 108-120, 2017. LIMA, G. P. V.; SILVA, T. A. da. Fatores humanos no gerenciamento da segurança operacional. Revista Conexão SIPAER, Edição Especial, Brasília, v. 7, n. 1, p. 13-24, 2016. SANTOS, J. E. M. Checklist. Jornal Português de Gastrenterologia, Lisboa, v. 18, n. 2, p. 93-94, mar./abr., 2011. TISSOT, I. Fatores humanos na aviação civil. 2011. Disponível em: <https://www2.anac.gov.br/arquivos/carta/fatores_hum_ok.pdf>. Acesso em: 16 set. 2020.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9752532105350012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticas-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduardo Brasileiro de Borba Amaro.docxTCC 2020.2 TURMA B14141,82 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador