PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/684
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sustentabilidade na produção de refeições em unidades de alimentação e nutrição e restaurantes comerciais
Autor(es): Ladeia, Natália Afonso
Primeiro Orientador: Carvalho, Ana Clara Martins e Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Borba, Gilciléia Inácio de Deus
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Mariana Patrício de
Resumo: OBJETIVO: Este projeto teve como objetivo avaliar os aspectos de sustentabilidade implantados em Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) e restaurantes comerciais e propor outras ações conforme os resultados levantados. METODOLOGIA: Foi realizada a coleta de dados por meio de questionários on-line com formulários do Google Forms, com perguntas relacionadas aos aspectos da Sustentabilidade na produção de refeições, para conhecer o funcionamento das UANs e restaurantes, avaliando a geração de resíduos e o seu manejo, planejamento do cardápio, ações sustentáveis, distribuição das refeições e gerenciamento. O projeto foi aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa da PUC GOIÁS. RESULTADOS: Há ações relevantes para a sustentabilidade, como o destino do óleo de cozinha e a coleta seletiva, e também há ações que devem ser analisadas para que diminua os impactos que causam no meio ambiente, como o uso exacerbado de materiais descartáveis e a geração de resíduos. CONCLUSÃO: existe poucas ações implementadas e estratégias sustentáveis devem adotadas, com modificações nos processos produtivos e destino dos resíduos gerados.
Abstract: OBJETIVO: Este projeto teve como objetivo avaliar os aspectos de sustentabilidade implantados em Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) e restaurantes comerciais e propor outras ações conforme os resultados levantados. METODOLOGIA: Foi realizada a coleta de dados por meio de questionários on-line com formulários do Google Forms, com perguntas relacionadas aos aspectos da Sustentabilidade na produção de refeições, para conhecer o funcionamento das UANs e restaurantes, avaliando a geração de resíduos e o seu manejo, planejamento do cardápio, ações sustentáveis, distribuição das refeições e gerenciamento. O projeto foi aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa da PUC GOIÁS. RESULTADOS: Há ações relevantes para a sustentabilidade, como o destino do óleo de cozinha e a coleta seletiva, e também há ações que devem ser analisadas para que diminua os impactos que causam no meio ambiente, como o uso exacerbado de materiais descartáveis e a geração de resíduos. CONCLUSÃO: existe poucas ações implementadas e estratégias sustentáveis devem adotadas, com modificações nos processos produtivos e destino dos resíduos gerados.
Palavras-chave: Gestão ambiental
Alimentação coletiva
Restaurantes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/684
Data do documento: 10-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC NATÁLIA VERSÃO FINAL.docx120,78 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador