PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6647
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Adequação de rótulos de alimentos às novas normas de rotulagem nutricional
Autor(es): Porto, Anna Júlia Souza
Primeiro Orientador: Carvalho, Ana Clara Martins e Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Thaisa Borges
metadata.dc.contributor.referee2: Uru, Potira Morena Souza Benko de
Resumo: O objetivo do trabalho foi investigar a conformidade dos rótulos de alimentos processados e ultraprocessados com as recentes normas de rotulagem nutricional de alimentos. As informações analisadas nas embalagens foram: validade, lista de ingredientes, informação nutricional (por porção e por 100 g ou 100 ml), rotulagem nutricional frontal (alto em açúcar adicionado, gordura saturada e sódio) e quantidade de porções presentes na embalagem do produto alimentício. Para a realização da pesquisa foram selecionados 409 alimentos, divididos em 16 categorias, por apresentarem em sua composição possivelmente altos teores de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio. O período de coleta dos dados foi de maio a outubro de 2023, acompanhado das análises das quantidades de alimentos que se adequaram às novas regras de rotulagem nutricional. Dos 409 alimentos avaliados, apenas 147 (36%) estão totalmente adequados à nova rotulagem nutricional, contando com modificações na tabela de informação nutricional e rotulagem frontal. Foi possível concluir que mesmo com a nova legislação entrando em vigor poucos alimentos tiveram seus rótulos nutricionais alterados e adequados. Em relação às reduções de açúcar adicionado, sódio e gordura saturada observadas em alguns alimentos, embora tenham ficado abaixo dos valores de referência, permaneceram muito próximas ao limite.
Palavras-chave: Rotulagem de alimentos
Açúcar adicionado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6647
Data do documento: 13-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 2 - Anna Júlia Souza Porto-1.pdf295,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador