PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6620
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Bonificação e descontos na aquisição de mercadorias para venda
Autor(es): Almeida, Rafaella Pereira
Primeiro Orientador: Freitas, Cláudia Glênia Silva de
metadata.dc.contributor.referee1: Lourenço, Cláudia Luiz
Resumo: Este trabalho tem por objetivo entender os efeitos das bonificações e dos descontos concedidos pelos fornecedores do setor varejistas, no qual analisará estritamente os impactos causados aos empresários ao longo dos anos. E enfatizado que ainda não há nas normas brasileiras regras ou posicionamentos quanto ao tratamento e registro de determinados tipos de acordos comerciais empregados no cotidiano dessas empresas. A questão controvertida está relacionada à natureza de descontos e ao conceito de receita que não se encontra respaldo na legislação. Em decorrência desta lacuna, atualmente, é bastante comum por conveniência entre os compradores e os vendedores realizarem as vendas por meio de descontos comerciais mediante a entrega de uma quantidade adicional de mercadoria vinculadas ao negócio realizado. Para melhor compreensão do tema será utilizado o método hipotético indutivo, na medida em que as problemáticas serão confrontadas por meio da leitura apropriada das referências bibliográficas. O estudo teórico, embasado na lei e nos princípios constitucionais são justificados pelo método bibliográfico. As fontes bibliográficas utilizadas oferecem dados bastante relevantes para a pesquisa, pois serão utilizados livros de grandes autores, artigos e notícias disponíveis na internet. A modalidade que o relatório final apresentará será em forma de artigo cientifico, seguindo rigorosamente as normas da ABNT. Em linhas gerais, os descontos decorrem de uma negociação prévia com seus fornecedores que concedem uma redução no preço inicial de aquisição que refletirá no preço do consumidor final independentemente de qualquer condição ou evento futuro. O trabalho conclui reconhecendo que as bonificações são um forte instrumento de compras junto aos fornecedores do setor de varejo, mas que para o seu correto reconhecimento nos demonstrativos contábeis, as empresas deverão formalizar estes acordos e estruturar alguns controles para identificação e associação dessas bonificações às mercadorias adquiridas.
Palavras-chave: Bonificações
Descontos
Varejo
Fornecedor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6620
Data do documento: 18-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Bonificação e descontos na aquisição de mercadorias para venda.pdf330,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador