PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciência da Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6589
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sistema embarcado de controle de navegação terrestre aplicativo ‘FuelLog’
Autor(es): Paula, Gabriel Vaz de
Primeiro Orientador: Guedes, Leonardo Guerra de Rezende
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Eugênio Júlio Messala Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Amaral, Nilson Cardoso
Resumo: O controle do consumo de combustível é uma preocupação constante para motoristas e gestores de frotas, já que representa um grande custo operacional para empresas e indivíduos. Além disso, a eficiência energética e a redução da emissão de gases poluentes também são preocupações ambientais cada vez mais presentes no setor automotivo. Portanto, a otimização da eficiência do consumo de veículos automotivos assume uma considerável relevância em um contexto global caracterizado pela escassez de recursos naturais e pela crescente demanda dos indivíduos em reduzir seu impacto ambiental, ao mesmo tempo em que buscam economizar diariamente. Diante desse cenário, a busca por soluções que visem a redução do consumo de combustível e a emissão de gases poluentes se torna cada vez mais relevante. Nesse sentido, o desenvolvimento de um aplicativo Android de controle de consumo de combustível embarcado em um veículo se apresenta como uma solução viável e eficiente para a gestão dos gastos com combustível e para a promoção da eficiência energética e redução da emissão de gases poluentes. A análise de requisitos baseada na ISO 25010 e a modelagem em casos de uso por UML são técnicas importantes para a elaboração de um aplicativo de qualidade, pois permitem identificar os requisitos essenciais do usuário e modelar as funcionalidades do software de forma clara e objetiva. Dessa forma, o presente plano de trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo Android de controle de consumo de combustível embarcado em um veículo utilizando estas técnicas, assim como técnicas próprias inspiradas nestas, a fim de fornecer aos usuários uma ferramenta eficiente e fácil de usar para o controle do consumo de combustível, bem como contribuir para a melhoria da eficiência energética e redução da emissão de gases poluentes.
Abstract: Fuel consumption control is a constant concern for drivers and fleet managers, as it represents a significant operational cost for companies and individuals. Furthermore, energy efficiency and the reduction of pollutant gas emissions are also increasingly important environmental concerns in the automotive sector. Therefore, optimizing the efficiency of automotive vehicle fuel consumption assumes considerable relevance in a global context characterized by natural resource scarcity and the growing demand of individuals to reduce their environmental impact while seeking daily savings. In this scenario, the search for solutions aimed at reducing fuel consumption and pollutant gas emissions becomes increasingly relevant. In this sense, the development of an Android application for fuel consumption control embedded in a vehicle presents itself as a viable and efficient solution for managing fuel expenses and promoting energy efficiency and the reduction of pollutant gas emissions. Requirements analysis based on ISO 25010 and use case modeling through UML are important techniques for the development of a quality application, as they allow for the identification of essential user requirements and the clear and objective modeling of software functionalities. Thus, the present work plan aims to develop an Android application for fuel consumption control embedded in a vehicle using these techniques, as well as techniques inspired by them, in order to provide users with an efficient and user-friendly tool for fuel consumption control and to contribute to the improvement of energy efficiency and the reduction of pollutant gas emissions.
Palavras-chave: Sistema de Informação
Computação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6589
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II - Gabriel Vaz de Paula.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador