PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciência da Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula, Gabriel Vaz dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-12T23:27:25Z-
dc.date.available2023-12-12T23:27:25Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6589-
dc.description.abstractFuel consumption control is a constant concern for drivers and fleet managers, as it represents a significant operational cost for companies and individuals. Furthermore, energy efficiency and the reduction of pollutant gas emissions are also increasingly important environmental concerns in the automotive sector. Therefore, optimizing the efficiency of automotive vehicle fuel consumption assumes considerable relevance in a global context characterized by natural resource scarcity and the growing demand of individuals to reduce their environmental impact while seeking daily savings. In this scenario, the search for solutions aimed at reducing fuel consumption and pollutant gas emissions becomes increasingly relevant. In this sense, the development of an Android application for fuel consumption control embedded in a vehicle presents itself as a viable and efficient solution for managing fuel expenses and promoting energy efficiency and the reduction of pollutant gas emissions. Requirements analysis based on ISO 25010 and use case modeling through UML are important techniques for the development of a quality application, as they allow for the identification of essential user requirements and the clear and objective modeling of software functionalities. Thus, the present work plan aims to develop an Android application for fuel consumption control embedded in a vehicle using these techniques, as well as techniques inspired by them, in order to provide users with an efficient and user-friendly tool for fuel consumption control and to contribute to the improvement of energy efficiency and the reduction of pollutant gas emissions.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema de Informaçãopt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.titleSistema embarcado de controle de navegação terrestre aplicativo ‘FuelLog’pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guedes, Leonardo Guerra de Rezendept_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7854-1558pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9989795822168281pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Eugênio Júlio Messala Cândidopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7100619994362964pt_BR
dc.contributor.referee2Amaral, Nilson Cardosopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6824122529171550pt_BR
dc.description.resumoO controle do consumo de combustível é uma preocupação constante para motoristas e gestores de frotas, já que representa um grande custo operacional para empresas e indivíduos. Além disso, a eficiência energética e a redução da emissão de gases poluentes também são preocupações ambientais cada vez mais presentes no setor automotivo. Portanto, a otimização da eficiência do consumo de veículos automotivos assume uma considerável relevância em um contexto global caracterizado pela escassez de recursos naturais e pela crescente demanda dos indivíduos em reduzir seu impacto ambiental, ao mesmo tempo em que buscam economizar diariamente. Diante desse cenário, a busca por soluções que visem a redução do consumo de combustível e a emissão de gases poluentes se torna cada vez mais relevante. Nesse sentido, o desenvolvimento de um aplicativo Android de controle de consumo de combustível embarcado em um veículo se apresenta como uma solução viável e eficiente para a gestão dos gastos com combustível e para a promoção da eficiência energética e redução da emissão de gases poluentes. A análise de requisitos baseada na ISO 25010 e a modelagem em casos de uso por UML são técnicas importantes para a elaboração de um aplicativo de qualidade, pois permitem identificar os requisitos essenciais do usuário e modelar as funcionalidades do software de forma clara e objetiva. Dessa forma, o presente plano de trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo Android de controle de consumo de combustível embarcado em um veículo utilizando estas técnicas, assim como técnicas próprias inspiradas nestas, a fim de fornecer aos usuários uma ferramenta eficiente e fácil de usar para o controle do consumo de combustível, bem como contribuir para a melhoria da eficiência energética e redução da emissão de gases poluentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.degree.graduationCiências da Computaçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II - Gabriel Vaz de Paula.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador