PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6460
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Presídios privatizados: a melhora exponencial no cumprimento dos direitos humanos do apenado
Autor(es): Meneses, Victor Gabriel Lopes de
Primeiro Orientador: Ferreira, Fátima de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Eufrosina Saraiva
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso objetivou analisar a efetividade do cumprimento dos direitos humanos nos presídios privatizados em comparação com os presídios públicos, com foco na reinserção social verdadeira e na diminuição da reincidência delitiva. Foi realizada uma pesquisa sobre a gênese do modelo privatizado no Brasil, bem como sobre as principais diferenças entre os presídios públicos e privados. O método utilizado foi o lógico-dedutivo, com base na construção doutrinária, jurisprudencial e normativa. O estudo constatou que nos presídios privatizados é possível perceber uma melhora exponencial da assistência ao apenado, principalmente na assistência material, à saúde, jurídica, educacional e social. Além disso, foi comprovada a diminuição da reincidência nos presídios privatizados em relação aos públicos. No entanto, algumas dúvidas foram levantadas sobre o foco dos presídios privatizados no lucro e sobre a fiscalização por parte do Estado, bem como a rescisão contratual pelo não cumprimento da Lei de Execução Penal. A escolha do tema se justifica pela necessidade de esclarecer críticas negativas e infundadas à relação do apenado e do presídio privatizado e de evidenciar o real cumprimento dos direitos humanos dos encarcerados.
Palavras-chave: Presídios privatizados
Direitos humanos
Reinserção social
Reincidência
Aplicabilidade da lei
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6460
Data do documento: 29-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
VICTOR GABRIEL LOPES DE MENESES.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador