PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6441
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez: motivos para sua concessão
Autor(es): Santana, Monique Soares
Primeiro Orientador: Ferreira, Fátima de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Luiz Henrique de
Resumo: A pesquisa do presente trabalho consiste em demonstrar as fases do processo administrativo dos benefícios previdenciários de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, demonstrando sua grande relevância social e econômica para os brasileiros. Muitos indivíduos possuem necessidades decorrentes de doenças, que os levam à pleitear o benefício perante a autarquia. Logo, tem-se no Brasil uma grande divergência quanto ao deferimento desses pedidos, devido às disparidades sociais que atingem a sociedade brasileira, e além do mais, esses indivíduos tem que lidar com a morosidade do processo administrativo. Portanto, os objetivos da pesquisa é analisar os benefícios previdenciários, juntamente com os motivos que levam à sua concessão, exemplificando, também, a importância de concedê-los aos segurados necessitados e acometidos por doenças incapacitantes, essas indignações levam ao ajuizamento de ações no poder judiciário. A metodologia adotada foi o modo hipotético-dedutivo, partindo de pesquisas bibliográficas em que será extraído termos relacionados ao Direito Previdenciário e ao Direito do Trabalho na dogmática jurídica. Após a análise, a conclusão que se chega é de que a importância do direito previdenciário no que se refere ao trabalhador está muito além do que se imagina, é um direito previsto na Constituição Federal e que deve atingir todas as classes, sem distinção. Para se obter os benéficos de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, os requisitos mais importantes como tempo de contribuição, qualidade de segurado e comprovação da incapacidade devem ser preenchidos. Porém, as análises administrativas não atendem as expectativas dos contribuintes, levando-os a recorrer ao poder judiciário.
Palavras-chave: Incapacidade
Previdência
Morosidade
Indeferimento administrativo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6441
Data do documento: 18-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONIQUE SOARES SANTANA.pdf292,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador