PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6362
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A música e sua importância para a educação infantil: bases para a aprendizagem e o desenvolvimento
Autor(es): Valverde, Ivaneide Ozório
Primeiro Orientador: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Loures, Patricia Marcelina
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Resumo: Este trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC- GOIÁS. A pesquisa propôs-se investigar a importância da música como base no desenvolvimento na educação infantil, cujo principal objetivo foi compreender e identificar as principais colaborações que a música proporciona nos anos iniciais, trazendo possibilidades de desenvolvimento e no crescimento da criança como um todo. A pesquisa foi realizada a partir de estudos bibliográficos, tendo como desígnio o aprofundamento das informações acerca do tema escolhido, a partir da literatura já elaborada pelos estudiosos desta área, principalmente os autores: BRITO(2003), DIDONET(2001), SANTOS(1994), LIBÂNEO(1987), PENNA(1990), JEANDOT(1990),entre outros. A abordagem foi dividida em três capítulos, sendo o primeiro trazendo os conceitos educacionais e objetivos da música, o segundo destacando a música para além do entretenimento e o terceiro enfatizando as contribuições da música no contexto educacional. Nas considerações finais destacamos que a musicalização na escola contribui para o avanço da aprendizagem como forma de auxiliar no desenvolvimento mental, cognitivo e emocional. Podendo assim ajudar na alfabetização e na formação integral da criança, possibilitando meios para auxiliar na vivência e significado em seu processo formativo como todo no âmbito geral.
Palavras-chave: Música
Educação infantil
Aprendizagem
Desenvolvimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6362
Data do documento: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Ivaneide Ozório Valverde.pdf742,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador