Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6302
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil |
Autor(es): | Miranda, Gabriella Maria Magalhães |
Primeiro Orientador: | Curado, Márcia Helena Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freitas, Ana Beatriz Machado de |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo estudar e compreender como devem ser pensadas as práti-cas pedagógicas inclusivas para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil. Para proceder à investigação e pesquisa desse objeto de estudo, é impor-tante conhecer a história e a legislação formulada para as pessoas com deficiência, evidenci-ando que as concepções segregacionistas e integracionistas foram superadas por uma con-cepção de inclusão que prevê uma adaptação de todos os processos pedagógicos às crian-ças com TEA. É preciso também salientar que as crianças com TEA na Educação infantil são desafiadas a experienciar e a interagir, ou no processo de... brincar, explorar e se expressar, na condição de sujeitos que vivem e produzem cultura. Portanto, a criança com TEA na Edu-cação Infantil encontra muitas possibilidades de aprender, se expressar e se comunicar, po-dendo ser percebida em sua singularidade. As práticas pedagógicas inclusivas para crianças com TEA na educação infantil precisam levar em conta as especificidades da educação infan-til, as características do TEA, a concepção de inclusão, a singularidade das crianças e, sobre-tudo, a perspectiva da práxis, no trabalho cotidiano do professor, que cria, recria, pensa, refle-te e elabora, num movimento dialético de pensar a prática e investigar a prática, levantando novas possibilidades de intervenção e de transformação. |
Palavras-chave: | Inclusão Educação infantil Prática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6302 |
Data do documento: | 24-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia - Gabriella Maria .docx | 127,16 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador