PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6302
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil
Autor(es): Miranda, Gabriella Maria Magalhães
Primeiro Orientador: Curado, Márcia Helena Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Ana Beatriz Machado de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar e compreender como devem ser pensadas as práti-cas pedagógicas inclusivas para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil. Para proceder à investigação e pesquisa desse objeto de estudo, é impor-tante conhecer a história e a legislação formulada para as pessoas com deficiência, evidenci-ando que as concepções segregacionistas e integracionistas foram superadas por uma con-cepção de inclusão que prevê uma adaptação de todos os processos pedagógicos às crian-ças com TEA. É preciso também salientar que as crianças com TEA na Educação infantil são desafiadas a experienciar e a interagir, ou no processo de... brincar, explorar e se expressar, na condição de sujeitos que vivem e produzem cultura. Portanto, a criança com TEA na Edu-cação Infantil encontra muitas possibilidades de aprender, se expressar e se comunicar, po-dendo ser percebida em sua singularidade. As práticas pedagógicas inclusivas para crianças com TEA na educação infantil precisam levar em conta as especificidades da educação infan-til, as características do TEA, a concepção de inclusão, a singularidade das crianças e, sobre-tudo, a perspectiva da práxis, no trabalho cotidiano do professor, que cria, recria, pensa, refle-te e elabora, num movimento dialético de pensar a prática e investigar a prática, levantando novas possibilidades de intervenção e de transformação.
Palavras-chave: Inclusão
Educação infantil
Prática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6302
Data do documento: 24-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia - Gabriella Maria .docx127,16 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador