Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6302
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Miranda, Gabriella Maria Magalhães | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T20:47:04Z | - |
dc.date.available | 2023-07-03T20:47:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6302 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | - |
dc.subject | Prática | - |
dc.title | Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Curado, Márcia Helena Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1467218330428052 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Ana Beatriz Machado de | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2516680071337443 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo estudar e compreender como devem ser pensadas as práti-cas pedagógicas inclusivas para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil. Para proceder à investigação e pesquisa desse objeto de estudo, é impor-tante conhecer a história e a legislação formulada para as pessoas com deficiência, evidenci-ando que as concepções segregacionistas e integracionistas foram superadas por uma con-cepção de inclusão que prevê uma adaptação de todos os processos pedagógicos às crian-ças com TEA. É preciso também salientar que as crianças com TEA na Educação infantil são desafiadas a experienciar e a interagir, ou no processo de... brincar, explorar e se expressar, na condição de sujeitos que vivem e produzem cultura. Portanto, a criança com TEA na Edu-cação Infantil encontra muitas possibilidades de aprender, se expressar e se comunicar, po-dendo ser percebida em sua singularidade. As práticas pedagógicas inclusivas para crianças com TEA na educação infantil precisam levar em conta as especificidades da educação infan-til, as características do TEA, a concepção de inclusão, a singularidade das crianças e, sobre-tudo, a perspectiva da práxis, no trabalho cotidiano do professor, que cria, recria, pensa, refle-te e elabora, num movimento dialético de pensar a prática e investigar a prática, levantando novas possibilidades de intervenção e de transformação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia - Gabriella Maria .docx | 127,16 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador