PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6298
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O processo de desenvolvimento da oralidade com foco nas contribuições pedagógicas
Autor(es): Nogueira, Grasielly Sobreira
Primeiro Orientador: Ribeiro, Pollyanna Rosa
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Pollyanna Rosa
metadata.dc.contributor.referee2: Curado, Márcia Helena Santos
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo específico investigar o processo de aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil, especialmente nos anos iniciais. A pesquisa busca compreender como a pedagogia na Educação Infantil pode contribuir para o processo de desenvolvimento integral da linguagem oral, analisando diferentes propostas pedagógicas que favorecem a aquisição da oralidade de forma natural para bebês e crianças menores, bem como as atitudes de comprometimento dos docentes em relação à esta fase própria de formação das crianças. A fundamentação teórica é baseada principalmente nos estudos de Lev Vygotsky sobre o desenvolvimento infantil e suas relações e construções com as interações sociais. O primeiro capítulo aborda a importância da linguagem como referência para a compreensão da complexidade do assunto e sua relevância na vida humana. O segundo capítulo destaca a prática dialógica, com ênfase na proposta da Roda de Conversa, como aspecto central na rotina das crianças, enfatizando a valorização do vocabulário infantil como um instrumento para o desenvolvimento de habilidades essenciais para uma convivência plena em sociedade. Por fim, o trabalho promove uma reflexão sobre a formação pedagógica e como os docentes da área devem questionar as abordagens tradicionais de ensino que enfatizam o ensino precoce das letras, uma vez que discutido as contribuições da valorização da produção oral infantil como parte integral do desenvolvimento das crianças durante a infância.
Palavras-chave: Educação infantil
Desenvolvimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6298
Data do documento: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Grasielly final.pdf479,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador