Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6298
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O processo de desenvolvimento da oralidade com foco nas contribuições pedagógicas |
Autor(es): | Nogueira, Grasielly Sobreira |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Pollyanna Rosa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ribeiro, Pollyanna Rosa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Curado, Márcia Helena Santos |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo específico investigar o processo de aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil, especialmente nos anos iniciais. A pesquisa busca compreender como a pedagogia na Educação Infantil pode contribuir para o processo de desenvolvimento integral da linguagem oral, analisando diferentes propostas pedagógicas que favorecem a aquisição da oralidade de forma natural para bebês e crianças menores, bem como as atitudes de comprometimento dos docentes em relação à esta fase própria de formação das crianças. A fundamentação teórica é baseada principalmente nos estudos de Lev Vygotsky sobre o desenvolvimento infantil e suas relações e construções com as interações sociais. O primeiro capítulo aborda a importância da linguagem como referência para a compreensão da complexidade do assunto e sua relevância na vida humana. O segundo capítulo destaca a prática dialógica, com ênfase na proposta da Roda de Conversa, como aspecto central na rotina das crianças, enfatizando a valorização do vocabulário infantil como um instrumento para o desenvolvimento de habilidades essenciais para uma convivência plena em sociedade. Por fim, o trabalho promove uma reflexão sobre a formação pedagógica e como os docentes da área devem questionar as abordagens tradicionais de ensino que enfatizam o ensino precoce das letras, uma vez que discutido as contribuições da valorização da produção oral infantil como parte integral do desenvolvimento das crianças durante a infância. |
Palavras-chave: | Educação infantil Desenvolvimento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6298 |
Data do documento: | 23-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia Grasielly final.pdf | 479,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador