PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNogueira, Grasielly Sobreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-03T17:44:13Z-
dc.date.available2023-07-03T17:44:13Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6298-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento-
dc.titleO processo de desenvolvimento da oralidade com foco nas contribuições pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Pollyanna Rosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8911414787918183pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Pollyanna Rosapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8911414787918183pt_BR
dc.contributor.referee2Curado, Márcia Helena Santospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1467218330428052pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo específico investigar o processo de aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil, especialmente nos anos iniciais. A pesquisa busca compreender como a pedagogia na Educação Infantil pode contribuir para o processo de desenvolvimento integral da linguagem oral, analisando diferentes propostas pedagógicas que favorecem a aquisição da oralidade de forma natural para bebês e crianças menores, bem como as atitudes de comprometimento dos docentes em relação à esta fase própria de formação das crianças. A fundamentação teórica é baseada principalmente nos estudos de Lev Vygotsky sobre o desenvolvimento infantil e suas relações e construções com as interações sociais. O primeiro capítulo aborda a importância da linguagem como referência para a compreensão da complexidade do assunto e sua relevância na vida humana. O segundo capítulo destaca a prática dialógica, com ênfase na proposta da Roda de Conversa, como aspecto central na rotina das crianças, enfatizando a valorização do vocabulário infantil como um instrumento para o desenvolvimento de habilidades essenciais para uma convivência plena em sociedade. Por fim, o trabalho promove uma reflexão sobre a formação pedagógica e como os docentes da área devem questionar as abordagens tradicionais de ensino que enfatizam o ensino precoce das letras, uma vez que discutido as contribuições da valorização da produção oral infantil como parte integral do desenvolvimento das crianças durante a infância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Grasielly final.pdf479,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador