Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6298
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nogueira, Grasielly Sobreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T17:44:13Z | - |
dc.date.available | 2023-07-03T17:44:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6298 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | - |
dc.title | O processo de desenvolvimento da oralidade com foco nas contribuições pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Pollyanna Rosa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8911414787918183 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Pollyanna Rosa | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8911414787918183 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Curado, Márcia Helena Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1467218330428052 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo específico investigar o processo de aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil, especialmente nos anos iniciais. A pesquisa busca compreender como a pedagogia na Educação Infantil pode contribuir para o processo de desenvolvimento integral da linguagem oral, analisando diferentes propostas pedagógicas que favorecem a aquisição da oralidade de forma natural para bebês e crianças menores, bem como as atitudes de comprometimento dos docentes em relação à esta fase própria de formação das crianças. A fundamentação teórica é baseada principalmente nos estudos de Lev Vygotsky sobre o desenvolvimento infantil e suas relações e construções com as interações sociais. O primeiro capítulo aborda a importância da linguagem como referência para a compreensão da complexidade do assunto e sua relevância na vida humana. O segundo capítulo destaca a prática dialógica, com ênfase na proposta da Roda de Conversa, como aspecto central na rotina das crianças, enfatizando a valorização do vocabulário infantil como um instrumento para o desenvolvimento de habilidades essenciais para uma convivência plena em sociedade. Por fim, o trabalho promove uma reflexão sobre a formação pedagógica e como os docentes da área devem questionar as abordagens tradicionais de ensino que enfatizam o ensino precoce das letras, uma vez que discutido as contribuições da valorização da produção oral infantil como parte integral do desenvolvimento das crianças durante a infância. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia Grasielly final.pdf | 479,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador