Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6296
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A Inclusão de estudantes com TDAH no contexto da educação dos anos iniciais: um olhar para o processo |
Autor(es): | Ribeiro, Letícia Almeida |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Antônio Evaldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Julenice Alves da |
Resumo: | Este trabalho faz parte da disciplina TCC I que é oferecida no 6º período do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem por objetivo sistematizar estudos que envolvam o ato de ler e escrever do acadêmico, de forma a registrar os conhecimentos decorrentes de uma investigação. Levando em consideração a importância da pesquisa na formação do Pedagogo, esta pesquisa monográfica apresenta uma problemática, que à luz da ciência buscará responder. Trata-se de um Projeto Monográfico que será desenvolvido no próximo semestre, resultando em uma Monografia intitulada: Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Quando o assunto é TDAH, sabemos que são muitos os desafios, e que todos os envolvidos precisarão se preparar para vencer cada um deles, o conhecimento, acesso à informação é algo imprescindível, os pais precisam buscar orientação e ajuda, afinal são eles que estarão dando suporte para os seus filhos nas atividades de casa, no apoio emocional através do amor e carinho da família. A educação inclusiva é uma abordagem educacional que busca garantir o acesso, a participação e o aprendizado de todos os alunos, independentemente de suas diferenças individuais, culturais, sociais, de gênero, de habilidades e de necessidades especiais. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a inclusão de crianças em sala de aula bem como o papel do professor frente ao processo de inclusão. Nesse sentido, buscou-se com a pesquisa bibliográfica qualitativa estudar acerca das dificuldades enfrentadas por alunos com TDAH frente ao processo de inclusão escolar. A questão norteadora da pesquisa é: Quais os problemas encontrados ao “incluir” crianças com diagnóstico de TDAH em uma sala de aula? O referencial teórico foi desenvolvido com base em: Gomes (2011); Mantoan (2006) e outros autores. O método utilizado foi análise e leituras de textos e artigos relacionados ao tema. |
Palavras-chave: | TDAH Educação Inclusão Transtornos em estudantes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6296 |
Data do documento: | 23-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
AE Monografia Leticia Almeida Ribeiro.pdf | 319,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador