PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6296
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Inclusão de estudantes com TDAH no contexto da educação dos anos iniciais: um olhar para o processo
Autor(es): Ribeiro, Letícia Almeida
Primeiro Orientador: Oliveira, Antônio Evaldo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Julenice Alves da
Resumo: Este trabalho faz parte da disciplina TCC I que é oferecida no 6º período do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem por objetivo sistematizar estudos que envolvam o ato de ler e escrever do acadêmico, de forma a registrar os conhecimentos decorrentes de uma investigação. Levando em consideração a importância da pesquisa na formação do Pedagogo, esta pesquisa monográfica apresenta uma problemática, que à luz da ciência buscará responder. Trata-se de um Projeto Monográfico que será desenvolvido no próximo semestre, resultando em uma Monografia intitulada: Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Quando o assunto é TDAH, sabemos que são muitos os desafios, e que todos os envolvidos precisarão se preparar para vencer cada um deles, o conhecimento, acesso à informação é algo imprescindível, os pais precisam buscar orientação e ajuda, afinal são eles que estarão dando suporte para os seus filhos nas atividades de casa, no apoio emocional através do amor e carinho da família. A educação inclusiva é uma abordagem educacional que busca garantir o acesso, a participação e o aprendizado de todos os alunos, independentemente de suas diferenças individuais, culturais, sociais, de gênero, de habilidades e de necessidades especiais. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a inclusão de crianças em sala de aula bem como o papel do professor frente ao processo de inclusão. Nesse sentido, buscou-se com a pesquisa bibliográfica qualitativa estudar acerca das dificuldades enfrentadas por alunos com TDAH frente ao processo de inclusão escolar. A questão norteadora da pesquisa é: Quais os problemas encontrados ao “incluir” crianças com diagnóstico de TDAH em uma sala de aula? O referencial teórico foi desenvolvido com base em: Gomes (2011); Mantoan (2006) e outros autores. O método utilizado foi análise e leituras de textos e artigos relacionados ao tema.
Palavras-chave: TDAH
Educação
Inclusão
Transtornos em estudantes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6296
Data do documento: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AE Monografia Leticia Almeida Ribeiro.pdf319,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador