PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relações étnicos-raciais na educação infantil e o papel do professor no enfrentamento ao racismo
Autor(es): Machado, Amanda Gomes Mendes
Primeiro Orientador: Cardoso, Norma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Norma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Rogeri, Raquia Rabelo
Resumo: O presente estudo trata da temática da educação para as relações étnico-raciais, visa discutir o processo de racialização na sociedade brasileira, como promover uma educação para as relações étnico-raciais na Educação Infantil e analisar a importância do papel do professor. Realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, contando com um quadro de autores importantes que contribuíram para o estudo, como: Munanga (2003); Cavalleiro (2006); Moore (2007); Souza (2011); Schucman (2010), entre outros. Discute-se o racismo como um fenômeno complexo, atemporal, universal. É uma forma de consciência historicamente estruturada nas relações de poder, dominação e a utilização da violência contra uma raça a favor de outra. É dinâmico, evolui, mas permanente na sociedade. Fundamentalmente o racismo é um fenômeno antinegro. A educação é o meio pelo qual o indivíduo aprende os modos de vida e comportamentos de uma dada cultura, e constrói novos significados, enfim, a educação humaniza-o. Então, torna-se importante defesa de uma educação pra as relações étnico-raciais, que reconheça e valorize as diversas identidades culturais, o pluralismo racial, tendo por base uma cultura da diferença. A instituição de Educação Infantil é o espaço educativo por excelência para que desenvolva uma nova consciência fundamentada no respeito coletivo e no princípio da diferença. Por fim, considera-se que não dá para negar o racismo. A luta contra o racismo deve ser permanente e a educação, a escola tem um papel social quanto ao processo de humanização do homem, e o professor tem o compromisso ético de não deixar que as crianças continuem sofrendo com práticas racistas nas escolas.
Palavras-chave: Racismo
Relações étnicos-raciais
Educação infantil
Papel professor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6261
Data do documento: 30-Jun-2023
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