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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6261
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relações étnicos-raciais na educação infantil e o papel do professor no enfrentamento ao racismo |
Autor(es): | Machado, Amanda Gomes Mendes |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Norma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cardoso, Norma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rogeri, Raquia Rabelo |
Resumo: | O presente estudo trata da temática da educação para as relações étnico-raciais, visa discutir o processo de racialização na sociedade brasileira, como promover uma educação para as relações étnico-raciais na Educação Infantil e analisar a importância do papel do professor. Realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, contando com um quadro de autores importantes que contribuíram para o estudo, como: Munanga (2003); Cavalleiro (2006); Moore (2007); Souza (2011); Schucman (2010), entre outros. Discute-se o racismo como um fenômeno complexo, atemporal, universal. É uma forma de consciência historicamente estruturada nas relações de poder, dominação e a utilização da violência contra uma raça a favor de outra. É dinâmico, evolui, mas permanente na sociedade. Fundamentalmente o racismo é um fenômeno antinegro. A educação é o meio pelo qual o indivíduo aprende os modos de vida e comportamentos de uma dada cultura, e constrói novos significados, enfim, a educação humaniza-o. Então, torna-se importante defesa de uma educação pra as relações étnico-raciais, que reconheça e valorize as diversas identidades culturais, o pluralismo racial, tendo por base uma cultura da diferença. A instituição de Educação Infantil é o espaço educativo por excelência para que desenvolva uma nova consciência fundamentada no respeito coletivo e no princípio da diferença. Por fim, considera-se que não dá para negar o racismo. A luta contra o racismo deve ser permanente e a educação, a escola tem um papel social quanto ao processo de humanização do homem, e o professor tem o compromisso ético de não deixar que as crianças continuem sofrendo com práticas racistas nas escolas. |
Palavras-chave: | Racismo Relações étnicos-raciais Educação infantil Papel professor |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6261 |
Data do documento: | 30-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Monografia Amanda Gomes Mendes Machado.pdf | 346,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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